GAMIFICATION NA PRÁTICA

PROBLEMATIZANDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Camila Rangel de Almeida UNIFSJ
  • Joane Marieli Pereira Caetano UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UENF

Palabras clave:

gamification, língua inglesa, propostas práticas

Resumen

O presente artigo tematiza o uso de elementos de games, Gamificação, no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, tendo como norte a seguinte questão-problema: “Como são organizadas as propostas práticas que se baseiam nos princípios da Gamificação?”. Buscou-se realizar uma análise do processo de estruturação desses tipos de propostas. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre Gamificação e a questão da motivação e desenvolvimento de habilidades. Em seguida, utilizando a plataforma do Google Acadêmico serão escolhidas duas propostas envolvendo gamificação para o processo de análise. Por fim, utilizando os conceitos básicos, obtidos através da bibliografia, serão analisadas duas propostas práticas, problematizando sua estruturação. Como resultado, busca-se obter material teórico-prático para servir de base para propostas de mesma temática, em especial, voltadas para a Língua Inglesa.

Biografía del autor/a

Camila Rangel de Almeida, UNIFSJ

Graduanda em Letras Inglês pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Metodologia do Ensino de Língua (NEMEL-UniFSJ), Bolsista do núcleo Língua Inglesa: Linguística Aplicada ao uso e seus desdobramentos, Itaperuna-RJ.

Joane Marieli Pereira Caetano, UENF

Pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Estagiou no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, regime de 20 horas, desenvolvendo atividades de monitorias de Língua Portuguesa e respectivas literaturas (2014); em seguida, tornou-se professora substituta de Língua Portuguesa no mesmo instituto, em regime de 40h (2016-2017). Atualmente, trabalha como tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj/CEDERJ; leciona disciplinas nos cursos de Letras e Ciências Contábeis, no Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e coordena o Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) do UNIFSJ. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunição, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

Carlos Henrique Medeiros de Souza, UENF

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Cognição e Linguagem
(UENF). Professor colaborador.

Citas

ALMEIDA, João; CRUZ, Mário. ‘Escape 2 Educate’: a metodologia “Escape Room” no ensino de inglês no 1° CEB. v. 6. n. 2. Sensos-e, 2019. p. 3-19. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 19.

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. 2. ed. São Paulo: DVS Editora, 2015.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.

CANALTECH. O que é e como usar o Google Acadêmico. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 19.

KAPP, Karl M. What is Gamification?. In: KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. John Wiley & Sons, 2012. p. 1-23. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 19.

PINTO, Fabricio de Sousa; SILVA, Paulo Caetano. EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 2019. Disponível em . Acesso em: 27 set. 19.

Publicado

2021-09-09

Cómo citar

ALMEIDA, C. R. de .; CAETANO, J. M. P. .; SOUZA, C. H. M. de. GAMIFICATION NA PRÁTICA: PROBLEMATIZANDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/913. Acesso em: 30 sep. 2024.