GAMIFICATION NA PRÁTICA

PROBLEMATIZANDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA

Authors

  • Camila Rangel de Almeida UNIFSJ
  • Joane Marieli Pereira Caetano UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UENF

Keywords:

gamification, língua inglesa, propostas práticas

Abstract

O presente artigo tematiza o uso de elementos de games, Gamificação, no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, tendo como norte a seguinte questão-problema: “Como são organizadas as propostas práticas que se baseiam nos princípios da Gamificação?”. Buscou-se realizar uma análise do processo de estruturação desses tipos de propostas. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre Gamificação e a questão da motivação e desenvolvimento de habilidades. Em seguida, utilizando a plataforma do Google Acadêmico serão escolhidas duas propostas envolvendo gamificação para o processo de análise. Por fim, utilizando os conceitos básicos, obtidos através da bibliografia, serão analisadas duas propostas práticas, problematizando sua estruturação. Como resultado, busca-se obter material teórico-prático para servir de base para propostas de mesma temática, em especial, voltadas para a Língua Inglesa.

Author Biographies

Camila Rangel de Almeida, UNIFSJ

Graduanda em Letras Inglês pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Metodologia do Ensino de Língua (NEMEL-UniFSJ), Bolsista do núcleo Língua Inglesa: Linguística Aplicada ao uso e seus desdobramentos, Itaperuna-RJ.

Joane Marieli Pereira Caetano, UENF

Pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Estagiou no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, regime de 20 horas, desenvolvendo atividades de monitorias de Língua Portuguesa e respectivas literaturas (2014); em seguida, tornou-se professora substituta de Língua Portuguesa no mesmo instituto, em regime de 40h (2016-2017). Atualmente, trabalha como tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj/CEDERJ; leciona disciplinas nos cursos de Letras e Ciências Contábeis, no Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e coordena o Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) do UNIFSJ. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunição, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

Carlos Henrique Medeiros de Souza, UENF

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Cognição e Linguagem
(UENF). Professor colaborador.

References

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Published

2021-09-09

How to Cite

ALMEIDA, C. R. de .; CAETANO, J. M. P. .; SOUZA, C. H. M. de. GAMIFICATION NA PRÁTICA: PROBLEMATIZANDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/913. Acesso em: 30 sep. 2024.