GAMIFICATION NA PRÁTICA
PROBLEMATIZANDO SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DE DUAS PROPOSTAS DIDÁTICAS APLICADAS EM SALA DE AULA
Keywords:
gamification, língua inglesa, propostas práticasAbstract
O presente artigo tematiza o uso de elementos de games, Gamificação, no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, tendo como norte a seguinte questão-problema: “Como são organizadas as propostas práticas que se baseiam nos princípios da Gamificação?”. Buscou-se realizar uma análise do processo de estruturação desses tipos de propostas. Para tanto, em um primeiro momento, realiza-se uma revisão bibliográfica sobre Gamificação e a questão da motivação e desenvolvimento de habilidades. Em seguida, utilizando a plataforma do Google Acadêmico serão escolhidas duas propostas envolvendo gamificação para o processo de análise. Por fim, utilizando os conceitos básicos, obtidos através da bibliografia, serão analisadas duas propostas práticas, problematizando sua estruturação. Como resultado, busca-se obter material teórico-prático para servir de base para propostas de mesma temática, em especial, voltadas para a Língua Inglesa.
References
ALMEIDA, João; CRUZ, Mário. ‘Escape 2 Educate’: a metodologia “Escape Room” no ensino de inglês no 1° CEB. v. 6. n. 2. Sensos-e, 2019. p. 3-19. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 19.
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. 2. ed. São Paulo: DVS Editora, 2015.
BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.
CANALTECH. O que é e como usar o Google Acadêmico. 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 19.
KAPP, Karl M. What is Gamification?. In: KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. John Wiley & Sons, 2012. p. 1-23. Disponível em: . Acesso em: 27 set. 19.
PINTO, Fabricio de Sousa; SILVA, Paulo Caetano. EduGamification: uma metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, 2019. Disponível em . Acesso em: 27 set. 19.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Camila Rangel de Almeida, Joane Marieli Pereira Caetano, Carlos Henrique Medeiros de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.