CRIAÇÃO DE MEMES

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Lorrane Estacio do Prado da Silva UNIFSJ
  • Mayara Xavier Vito Pezarino UNIFSJ
  • Joane Marieli Pereira Caetano UENF

Palavras-chave:

ensino, sequência didática, meme

Resumo

Este trabalho tem como temática a abordagem da criação de memes no ensino de Língua Portuguesa (LP) por meio de uma sequência didática (SD). Por dialogar com os avanços tecnológicos que fazem parte da realidade dos alunos, a utilização de memes como proposta de aprendizagem deveria ser incentivada no contexto educacional. No entanto, observa-se que muitas instituições educacionais não adotam essa abordagem de ensino, por desconhecer a sua versatilidade. Diante disso, em linhas gerais, objetiva-se mostrar como o meme pode ser produtivo e dinâmico, quando inserido no processo de ensino-aprendizagem. Mais especificamente, o artigo, além de abordar as orientações curriculares do ensino de Língua Materna (LM), apresenta como objetivos definir o que é o gênero meme e mostrar a SD em foco. Metodologicamente, inicia-se o trabalho com o uso da bibliografia, composta por Aristimuño (2014), Base Nacional Comum Curricular (2018), Casseb-Galvão e Duarte (2018), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) apud Marcuschi (2008), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Possenti (1996), Recuero (2009), Rojo (2012) e Sunaga e Carvalho (2015). Em seguida, elabora-se uma sequência didática, baseada em Marcuschi (2008).

Biografia do Autor

Lorrane Estacio do Prado da Silva, UNIFSJ

Estudante de Letras com licenciatura em Literatura Portuguesa, na graduação Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ). Graduanda do 4° período, participa dos grupos de estudo e iniciação científica como bolsista no Núcleo de Estudos sobre Metodologias para o Ensino de Língua (NEMEL) na mesma instituição. Tem forte interesse nas áreas de Linguística; Literatura Brasileira e de Ensino de Língua Portuguesa.

Mayara Xavier Vito Pezarino, UNIFSJ

Professora formada no Curso Normal em Nível Médio pelo CIEP 263 Lina Bo Bardi (2017). Tem experiência na área educacional especificamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Estagiou nas seguintes escolas: Colégio Batista de Itaperuna (CBI), Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro e CESAD- Centro Educacional Santos Dumont (2016). E em 2017, estagiou nas escolas: Centro Educacional Caminhar (CEC) e Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro. Trabalhou em 2018 como professora auxiliar no Centro Educacional Caminhar (CEC). Graduanda em Letras-Português/Literatura pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e participou, na mesma instituição, dos seguintes grupos de Estudos e Iniciação Científica: Núcleo de Estudos sobre Metodologias para o Ensino de Língua (NEMEL) e O ensino de Língua Materna sob a perspectiva dos Gêneros Textuais (GT).

Joane Marieli Pereira Caetano, UENF

Pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Estagiou no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, regime de 20 horas, desenvolvendo atividades de monitorias de Língua Portuguesa e respectivas literaturas (2014); em seguida, tornou-se professora substituta de Língua Portuguesa no mesmo instituto, em regime de 40h (2016-2017). Atualmente, trabalha como tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj/CEDERJ; leciona disciplinas nos cursos de Letras e Ciências Contábeis, no Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e coordena o Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) do UNIFSJ. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunição, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

Referências

ARISTIMUÑO, Felipe. O Meme Como Expressão Popular No Ensino De Arte. Alguns Pensamentos e Conceitos Base do Projeto de Pesquisa EVMS. Revista Digital Art&, São Paulo, ano XXI, n. 15, p. 1-8, nov. 2014. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC: 2018. Disponível em: Acesso em: 9 de Setembro de 2019.

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Maria da Conceição. Artigo de opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DOLZ Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches. As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello.

Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

PRADO DA SILVA, L. E. do .; PEZARINO, M. X. V. .; CAETANO, J. M. P. . CRIAÇÃO DE MEMES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/912. Acesso em: 30 set. 2024.