A PERSPECTIVA DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O MULTILETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Camila Rangel de Almeida UniFSJ
  • Joane Marieli Pereira Caetano UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UENF

Palavras-chave:

recuperação paralela, língua inglesa, multiletramentos

Resumo

O referente artigo tematiza a questão da recuperação paralela nas aulas de Língua Inglesa, partindo do seguinte questionamento: qual a importância de se abordar e impulsionar a perspectiva dos multiletramentos na disciplina de Língua Inglesa? Desta forma, a pesquisa objetiva apresentar as particularidades e as possibilidades dos multiletramentos, demonstrando como é importante e válido promover a recuperação paralela dessa temática para os alunos. Mais especificamente, a pesquisa busca: introduzir a perspectiva da recuperação paralela, fazer uma revisão bibliográfica sobre os multiletramentos e as perspectivas de ensino. A metodologia da pesquisa em questão se pauta em revisões bibliográficas sobre as temáticas citadas, tendo como suporte teórico os textos de Rojo e Barbosa (2011, 2015), Vido (2001) e Dionisio (2011), e revisão bibliométrica. Como resultados, a pesquisa demonstra um quantitativo de pesquisas encontradas através da bibliometria e a importância de se promover paralelamente os multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa, principalmente pelo contexto de formação educacional em tempos de ensino remoto.

Biografia do Autor

Camila Rangel de Almeida, UniFSJ

Graduanda em Letras Inglês pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Metodologia do Ensino de Língua (NEMEL-UniFSJ), Bolsista do núcleo Língua Inglesa: Linguística Aplicada ao uso e seus desdobramentos, Itaperuna-RJ.

Joane Marieli Pereira Caetano, UENF

Tem experiência como pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Estagiou no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, regime de 20 horas, desenvolvendo atividades de monitorias de Língua Portuguesa e respectivas literaturas (2014); em seguida, tornou-se professora substituta de Língua Portuguesa no mesmo instituto, em regime de 40h (2016-2017). Atualmente, trabalha como tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj/CEDERJ; leciona disciplinas nos cursos de Letras e Ciências Contábeis, no Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e coordena o Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) do UNIFSJ. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunição, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

Referências

ARAUJO, Rafaela Xavier; HUGHES, Stephan. ​EDMODO COMO FERRAMENTA DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA​. VII Seminário Mídias e Educação. Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais. vol. 1. n. 2. 2020. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/parceriasdigitais/article/view/2335/1579>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. ​Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 ago. 2020.

DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KAEWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher et al. (Org.) ​Gêneros textuais: reflexões e ensino. ​4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.

MEDEIROS, Sanzio Mike Cortez de. ​PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS MULTILETRAMENTOS: ​Uma análise sobre o ensino de língua inglesa na educação básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino) - UERN. Rio Grande do Norte. 2019. 188p. Disponível em<http://www.uern.br/controledepaginas/ppge-dissertacoes-2019/arquivos/5174dissertaa%C

%A7a%C2%A3o_sanzio_mike_cortez_de_medeiros.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. ​Textos multimodais: leitura e produção​. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, Roxane Helena R.; BARBOSA, Jacqueline. ​Gêneros do discurso, multiletramento e hipermodernidade. In: ROJO, Roxane Helena R.; BARBOSA, Jacqueline Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015, p. 115-145.

ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto; COLLINS, Heloisa. Letramento Digital: um trabalho a partir dos gêneros do discurso. In: KAEWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher et al. (Org.) ​Gêneros textuais: reflexões e ensino. ​4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 107-136.

VIDO, Maria Helena Comune. ​Recuperação de alunos: uma questão problemática​. 2001. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2001. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253448>. Acesso em: 10 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

ALMEIDA, C. R. de .; CAETANO, J. M. P. .; SOUZA, C. H. M. de . A PERSPECTIVA DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O MULTILETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/864. Acesso em: 30 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)