A PERSPECTIVA DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O MULTILETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores/as

  • Camila Rangel de Almeida UniFSJ
  • Joane Marieli Pereira Caetano UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza UENF

Palabras clave:

recuperação paralela, língua inglesa, multiletramentos

Resumen

O referente artigo tematiza a questão da recuperação paralela nas aulas de Língua Inglesa, partindo do seguinte questionamento: qual a importância de se abordar e impulsionar a perspectiva dos multiletramentos na disciplina de Língua Inglesa? Desta forma, a pesquisa objetiva apresentar as particularidades e as possibilidades dos multiletramentos, demonstrando como é importante e válido promover a recuperação paralela dessa temática para os alunos. Mais especificamente, a pesquisa busca: introduzir a perspectiva da recuperação paralela, fazer uma revisão bibliográfica sobre os multiletramentos e as perspectivas de ensino. A metodologia da pesquisa em questão se pauta em revisões bibliográficas sobre as temáticas citadas, tendo como suporte teórico os textos de Rojo e Barbosa (2011, 2015), Vido (2001) e Dionisio (2011), e revisão bibliométrica. Como resultados, a pesquisa demonstra um quantitativo de pesquisas encontradas através da bibliometria e a importância de se promover paralelamente os multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa, principalmente pelo contexto de formação educacional em tempos de ensino remoto.

Biografía del autor/a

Camila Rangel de Almeida, UniFSJ

Graduanda em Letras Inglês pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ), Bolsista do Núcleo de Estudos sobre Metodologia do Ensino de Língua (NEMEL-UniFSJ), Bolsista do núcleo Língua Inglesa: Linguística Aplicada ao uso e seus desdobramentos, Itaperuna-RJ.

Joane Marieli Pereira Caetano, UENF

Tem experiência como pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Estagiou no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, regime de 20 horas, desenvolvendo atividades de monitorias de Língua Portuguesa e respectivas literaturas (2014); em seguida, tornou-se professora substituta de Língua Portuguesa no mesmo instituto, em regime de 40h (2016-2017). Atualmente, trabalha como tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj/CEDERJ; leciona disciplinas nos cursos de Letras e Ciências Contábeis, no Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e coordena o Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) do UNIFSJ. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunição, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

Citas

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

ALMEIDA, C. R. de .; CAETANO, J. M. P. .; SOUZA, C. H. M. de . A PERSPECTIVA DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O MULTILETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/864. Acesso em: 30 sep. 2024.

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