O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA

UM OLHAR PARA O GÊNERO BOOKTUBE

Autores/as

  • Dayana Junqueira Ayres UESB
  • Márcia Helena de Melo Pereira UESB

Palabras clave:

tecnologia, sala de aula, booktube

Resumen

Até pouco tempo atrás, a utilização de celular era proibida em sala de aula porque seu uso era relacionado à falta de atenção e à distração dos alunos.  Porém, uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais ditada pelas relações virtuais representadas nas telas de computadores, telefones celulares, tablets e afins, esse movimento rumo aos ambientes eletrônicos rapidamente começou a revolucionar as práticas escolares e os gêneros eleitos para estudo (TRUPE, 2002). Atualmente, no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) postula que o uso de tecnologias em sala de aula seja realizado a fim de que os alunos as utilizem de maneira crítica e responsável ao longo da Educação Básica (BRASIL, 2016). O booktube é um desses gêneros que já tem sido, ainda timidamente, inserido nas práticas de leitura e produção de texto nas disciplinas de linguagens. O objetivo deste podcast é caracterizá-lo como um gênero textual relativamente estável advindo do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, à luz da teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2011), a partir da análise de dois booktubes[1] publicados por escolares do ensino fundamental II na comunidade Youtube. A metodologia empregada é descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa. A análise dessas produções evidenciou que a estrutura composicional do gênero booktube é uma atualização do gênero resenha no formato booktube; os temas mobilizados podem variar a depender do objetivo do professor ou mesmo das preferências literárias do booktuber; o estilo de cada produção altera-se em função de diversos aspectos linguísticos, tais como: adequação vocabular, do grau de (in)formalidade, mecanismos de coesão, argumento e coerência global. Assim, acredita-se que o gênero booktube é uma ferramenta tecnológica com alto potencial de enriquecimento das práticas de leitura e escrita em sala de aula, visto que com as TDIC é possível fomentar aulas mais significativas que instiguem o alunado para o protagonismo em práticas de linguagem realizadas dentro e fora da escola.

Biografía del autor/a

Dayana Junqueira Ayres, UESB

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, (2013), Pós-graduanda a nível de especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Sociedade Soteropolitana de Ensino, Pesquisa e Extensão LTDA. Mestra em Letras pelo Programa de Pós Graduação Letras: Cultura, Educação e Linguagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Campus Vitória da Conquista). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da mesma universidade.

Márcia Helena de Melo Pereira, UESB

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, gêneros digitais, crítica genética, autoria e ensino de texto.

Citas

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base / Secretaria de Educação. Parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Brasília: 2016.

TRUPE, A.L. Academic Literacy in a Wired World: Redefining Genres for College Writing Courses. Kairos 7.2. (2002): s.p.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

AYRES, D. J. .; PEREIRA, M. H. de M. . O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: UM OLHAR PARA O GÊNERO BOOKTUBE. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/798. Acesso em: 30 sep. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.