LITERATURA SURDA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
booktubers e a expansão da Libras
Palavras-chave:
literatura surda, mediação de leitura, booktube, YouTubeResumo
A Literatura surda tem se desenvolvido, sobretudo com o aumento das pesquisas relativas à comunidade surda, possibilitando o aumento da visibilidade da surdez a partir do ponto de vista cultural e da Libras, reconhecidamente a língua da comunidade surda. Esse tipo de literatura sempre esteve presente no universo do povo surdo. Contudo, seu registro impresso iniciou-se em um cenário mais recente com a publicação de alguns livros com adaptações e criações. Mais recente ainda é o compartilhamento das narrativas presentes na literatura surda na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube com canais voltados a essa comunidade, com foco na sinalização das histórias. Este trabalho investiga dois canais que se debruçam no compartilhamento de vídeos representativos da literatura surda com as histórias Cinderela Surda e O Patinho Surdo. Questionamos: qual o lugar da literatura surda e seu compartilhamento em vídeos do YouTube? Quais as contribuições dos booktubers, a partir da literatura surda para a expansão da Libras enquanto língua minoritária? Nossos resultados mostram que a presença dos booktubers auxiliam no reconhecimento da surdez como uma diferença e da Libras como uma língua de modalidade viso-espacial utilizada pela comunidade surda. Esses vídeos favorecem a construção de aportes identitários e culturais de valorização da surdez sob o ponto de vista cultural e, sobretudo, ensino e aprendizagem da Libras para surdos e ouvintes.
Referências
BRASIL. Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 17 jun. 2023.
BRASIL. Lei n. 14.191 de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm#art2. Acesso em: 17 jun. 2023.
GOMIDES, P. A. D. et al. Cinderela surda: aspectos políticos-identitários na literatura surda como obras de (re)existência. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 34, p. e48/1–25, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/65961. Acesso em: 22 jun. 2023.
HOFFMANN, A. F.; GNISCI, V. M. R. Canais literários: redes de leitura e diálogo entre booktubers e seus seguidores. In.: PORTO, C.; SANTOS, E. (orgs). O livro na cibercultura. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldiannum. 2019.
OLIVEIRA, H. C. de. Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 8-25, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Paula Aparecida Diniz Gomides, Valquíria Ferreira Ribeiro, Erliandro Felix Silva, Isabela Marinho Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.