LITERATURA SURDA E AS NOVAS TECNOLOGIAS
booktubers e a expansão da Libras
Keywords:
literatura surda, mediação de leitura, booktube, YouTubeAbstract
A Literatura surda tem se desenvolvido, sobretudo com o aumento das pesquisas relativas à comunidade surda, possibilitando o aumento da visibilidade da surdez a partir do ponto de vista cultural e da Libras, reconhecidamente a língua da comunidade surda. Esse tipo de literatura sempre esteve presente no universo do povo surdo. Contudo, seu registro impresso iniciou-se em um cenário mais recente com a publicação de alguns livros com adaptações e criações. Mais recente ainda é o compartilhamento das narrativas presentes na literatura surda na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube com canais voltados a essa comunidade, com foco na sinalização das histórias. Este trabalho investiga dois canais que se debruçam no compartilhamento de vídeos representativos da literatura surda com as histórias Cinderela Surda e O Patinho Surdo. Questionamos: qual o lugar da literatura surda e seu compartilhamento em vídeos do YouTube? Quais as contribuições dos booktubers, a partir da literatura surda para a expansão da Libras enquanto língua minoritária? Nossos resultados mostram que a presença dos booktubers auxiliam no reconhecimento da surdez como uma diferença e da Libras como uma língua de modalidade viso-espacial utilizada pela comunidade surda. Esses vídeos favorecem a construção de aportes identitários e culturais de valorização da surdez sob o ponto de vista cultural e, sobretudo, ensino e aprendizagem da Libras para surdos e ouvintes.
References
BRASIL. Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 17 jun. 2023.
BRASIL. Lei n. 14.191 de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm#art2. Acesso em: 17 jun. 2023.
GOMIDES, P. A. D. et al. Cinderela surda: aspectos políticos-identitários na literatura surda como obras de (re)existência. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 34, p. e48/1–25, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/65961. Acesso em: 22 jun. 2023.
HOFFMANN, A. F.; GNISCI, V. M. R. Canais literários: redes de leitura e diálogo entre booktubers e seus seguidores. In.: PORTO, C.; SANTOS, E. (orgs). O livro na cibercultura. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldiannum. 2019.
OLIVEIRA, H. C. de. Booktubers e bibliotecas: uma proposta de atuação inovadora de mediação de leitura. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 8-25, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Paula Aparecida Diniz Gomides, Valquíria Ferreira Ribeiro, Erliandro Felix Silva, Isabela Marinho Menezes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.