REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores/as

  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Lucas Borcard Cancela UEMG

Palabras clave:

aprendizagem, habilidades, tecnologias

Resumen

As tecnologias vêm cada dia mais ocupando espaço na educação, trazendo para escola novos aliados e desenvolvendo novas formas de trabalhar determinados conteúdos que acabam influenciando no processo de aprendizagem. É inegável que as tecnologias vêm cada vez mais colaborando para a autonomia dos alunos, além de estimular o conhecimento, a elaboração e construção de novos saberes. Diante deste contexto a pesquisa tem como objetivo entender de que forma as novas tecnologias vêm contribuindo para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no cotidiano dos alunos. A pesquisa foi subsidiada por autores tais como: Kinski (2010), Brito e Purificação (2011), Bortoline (2012). Acredita-se que as tecnologias representam mais um instrumento de aprendizagem na escola que vem favorecer a prática educativa, colaborando para a formação de alunos autônomos, com iniciativa e conectados ao conhecimento que os circunda.

Citas

BORTOLINE et al. Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais das informações e da comunicação no processo educativo. Revista destaques acadêmicos, CCH/UNIVATES, v. 4, n. 2, 2012.

BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

DOWBOR, L. O espaço do conhecimento. In: A revolução tecnológica e os novos paradigmas da sociedade. Belo Horizonte, IPSO, 2004.

GUERRA, A. F. S. et al. Educação e tecnologia: atividades e materiais pedagógicos. Itajaí: UNIVALI, 2009.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2010.

PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, 2010.

SANTAROSA, Lucila M.C. "Escola Virtual" para a Educação Especial: Ambientes de Aprendizagem Telemáticos Cooperativos como Alternativa de Desenvolvimento. Revista de Informática Educativa, Bogotá/Colômbia, UNIANDES, 10(1): 115-138, 2007.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

ALMEIDA, F. A. de; SOUSA, L. D. de; CANCELA, L. B. REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA EDUCATIVA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1086. Acesso em: 30 sep. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.