MÍDIAS E COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
a importância da tecnologia no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
desenvolvimento cognitivo, ensino e aprendizagem, ensino de matemática, mídias tecnológicasResumo
A matemática no Ensino Fundamental desenvolve capacidades de desenvolvimento de habilidades lógicas e também de raciocínio, capazes de estimular o entendimento de situações comuns do dia a dia dos estudantes. Contudo, em geral, há muitas queixas em relação à forma como esses conteúdos são construídos, uma vez que os resultados educacionais mostram as dificuldades dos estudantes ao longo de todo o processo educacional. Assim, indica-se a utilização das tecnologias para a construção de aportes capazes de melhorar o entendimento dos estudantes nos conteúdos abordados. Indaga-se, a partir da proposta que segue: como as mídias podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo de estudantes na educação matemática? Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e cunho bibliográfico, enfocando pesquisas voltadas à educação matemática (Nacarato; Mengali; Passos, 2011; Bandeira, 2016) e o desenvolvimento cognitivo no uso das mídias na educação matemática (Maltempi, 2008; Cruz, 2014; Borba, 2018; Domingues, 2020). Em suma, as mídias na educação matemática podem ser uma ferramenta poderosa para contribuir com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Ao oferecer diferentes formas de representação dos conceitos matemáticos, tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo, personalizar o ensino e disponibilizar recursos adicionais, as mídias proporcionam uma experiência de aprendizado mais rica e eficaz. Cabe aos educadores explorar e utilizar esses recursos de forma adequada, promovendo assim um ensino de qualidade na área da educação matemática.
Referências
BANDEIRA, F. de A. Pedagogia etnomatemática: reflexões e ações pedagógicas em matemática do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 2016.
BORBA, C.; Oechsler, V. Tecnologias na educação: o uso de vídeos em sala de aula. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423. 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434/pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
CRUZ, V. Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem da matemática. Análise Psicológica, 1 (XXXII): 127-132. 2014. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/publicacoes/index.php/ap/article/view/839/pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
DOMINGUES, N. S. Festival de vídeos digitais e educação matemática: uma complexa rede de sistemas seres-humanos-com-mídias. 2020. 279f. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro. 2020.
MALTEMPI, M. V. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67. 2008. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/78/70. Acesso em: 30 jul. 2023.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Cleyton Hércules Gontijo , Amaral Rodrigues Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.