EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
reflexões possíveis
Palavras-chave:
aprendizagem matemática, tecnologias na educação, criatividade, diversificaçãoResumo
Sabe-se que a matemática é uma disciplina historicamente avaliada por estudantes e professores como de difícil compreensão na esfera educacional. Em geral, os estudantes são, em alguns casos, falsamente identificados como desinteressados ou com dificuldades intransponíveis na aprendizagem da temática. Contudo, é possível que algumas articulações sejam desenvolvidas para que a aprendizagem matemática torne-se mais dinâmica e eficiente. Pensando nisto, na presente comunicação buscamos articular as novas tecnologias e a criatividade nas situações didáticas, pensando um ensino de matemática mais interativo. Para tanto, apropriamo-nos das considerações de autores que enfocam o uso das tecnologias na educação (Dussel, 2003; Borges, 2009), o uso das tecnologias no ensino de matemática (Ribeiro; Paz, 2012; Perius, 2012; Costa; Prado, 2015) e a criatividade no ensino de matemática (Gontijo; Carvalho, 2012; Neri Júnior, 2019), debatendo novos caminhos para que docentes e instituições possam pensar em melhores alternativas para que os conteúdos sejam mais contextualizados e considerados úteis intensificando a aprendizagem dos estudantes. Nossos resultados apontam que a formação de professores é uma importante alidada nessa busca pela diversificação dos conteúdos, uma vez que ela possibilita a atualização constante, favorecendo a utilização de recursos, como as novas tecnologias, tão presentes no dia a dia dos estudantes, na construção dos conhecimentos de uma forma situada e contextualizada.
Referências
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos
gestores educacionais. 2009. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. 2009.
COSTA, N. M. L. DA; PRADO, M. E. B. B. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392. Acesso em: 30 jul. 2023.
DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Ed. Moderna, 2003.
GONTIJO, C. H.; SILVA, E. B. da; CARVALHO, R. P. F. de. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 35, p. 29-46, 2012. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2023.
NERI JÚNIOR, E. dos P. Atos e lugares de aprendizagem criativa em matemática. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
PERIUS, A. A. B. A tecnologia aliada ao ensino de matemática. 2012. 55f. Monografia (Especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cerro Largo. 2012.
RIBEIRO, F. M.; PAZ, M. G. O ensino de matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos – FACOS/CNEC Osório, ano 2, v. 2, n. 2. 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Amaral Rodrigues Gomes, Cleyton Hércules Gontijo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.