EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
reflexões possíveis
Palabras clave:
aprendizagem matemática, tecnologias na educação, criatividade, diversificaçãoResumen
Sabe-se que a matemática é uma disciplina historicamente avaliada por estudantes e professores como de difícil compreensão na esfera educacional. Em geral, os estudantes são, em alguns casos, falsamente identificados como desinteressados ou com dificuldades intransponíveis na aprendizagem da temática. Contudo, é possível que algumas articulações sejam desenvolvidas para que a aprendizagem matemática torne-se mais dinâmica e eficiente. Pensando nisto, na presente comunicação buscamos articular as novas tecnologias e a criatividade nas situações didáticas, pensando um ensino de matemática mais interativo. Para tanto, apropriamo-nos das considerações de autores que enfocam o uso das tecnologias na educação (Dussel, 2003; Borges, 2009), o uso das tecnologias no ensino de matemática (Ribeiro; Paz, 2012; Perius, 2012; Costa; Prado, 2015) e a criatividade no ensino de matemática (Gontijo; Carvalho, 2012; Neri Júnior, 2019), debatendo novos caminhos para que docentes e instituições possam pensar em melhores alternativas para que os conteúdos sejam mais contextualizados e considerados úteis intensificando a aprendizagem dos estudantes. Nossos resultados apontam que a formação de professores é uma importante alidada nessa busca pela diversificação dos conteúdos, uma vez que ela possibilita a atualização constante, favorecendo a utilização de recursos, como as novas tecnologias, tão presentes no dia a dia dos estudantes, na construção dos conhecimentos de uma forma situada e contextualizada.
Citas
BORGES, M. A. F. Apropriação das tecnologias de informação e comunicação pelos
gestores educacionais. 2009. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. 2009.
COSTA, N. M. L. DA; PRADO, M. E. B. B. A Integração das Tecnologias Digitais ao Ensino de Matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1392. Acesso em: 30 jul. 2023.
DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Ed. Moderna, 2003.
GONTIJO, C. H.; SILVA, E. B. da; CARVALHO, R. P. F. de. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 35, p. 29-46, 2012. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312012000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 30 jul. 2023.
NERI JÚNIOR, E. dos P. Atos e lugares de aprendizagem criativa em matemática. 2019. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
PERIUS, A. A. B. A tecnologia aliada ao ensino de matemática. 2012. 55f. Monografia (Especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cerro Largo. 2012.
RIBEIRO, F. M.; PAZ, M. G. O ensino de matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos – FACOS/CNEC Osório, ano 2, v. 2, n. 2. 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf. Acesso em: 30 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Amaral Rodrigues Gomes, Cleyton Hércules Gontijo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.