EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS

reflexões possíveis

Authors

Keywords:

aprendizagem matemática, tecnologias na educação, criatividade, diversificação

Abstract

Sabe-se que a matemática é uma disciplina historicamente avaliada por estudantes e professores como de difícil compreensão na esfera educacional. Em geral, os estudantes são, em alguns casos, falsamente identificados como desinteressados ou com dificuldades intransponíveis na aprendizagem da temática. Contudo, é possível que algumas articulações sejam desenvolvidas para que a aprendizagem matemática torne-se mais dinâmica e eficiente. Pensando nisto, na presente comunicação buscamos articular as novas tecnologias e a criatividade nas situações didáticas, pensando um ensino de matemática mais interativo. Para tanto, apropriamo-nos das considerações de autores que enfocam o uso das tecnologias na educação (Dussel, 2003; Borges, 2009), o uso das tecnologias no ensino de matemática (Ribeiro; Paz, 2012; Perius, 2012; Costa; Prado, 2015) e a criatividade no ensino de matemática (Gontijo; Carvalho, 2012; Neri Júnior, 2019), debatendo novos caminhos para que docentes e instituições possam pensar em melhores alternativas para que os conteúdos sejam mais contextualizados e considerados úteis intensificando a aprendizagem dos estudantes. Nossos resultados apontam que a formação de professores é uma importante alidada nessa busca pela diversificação dos conteúdos, uma vez que ela possibilita a atualização constante, favorecendo a utilização de recursos, como as novas tecnologias, tão presentes no dia a dia dos estudantes, na construção dos conhecimentos de uma forma situada e contextualizada.

Author Biographies

Amaral Rodrigues Gomes, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF/ Universidade de Brasília - UnB

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática (ECMA), Integrante do grupo de pesquisas e Investigações em Educação Matemática (PI), coordenado pelo prof. Dr. Cleyton Hércules Gontijo. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) - Linha (POGE)- Políticas Públicas e Gestão da Educação sob a Orientação do Prof. Dr. Erlando da Silva Rêses. Graduado em Licenciatura em Pedagogia-Formação de Professores para as Séries Iniciais (UNICEUB) e Licenciatura em Matemática (UNITINS). Especialização Lato- Sensu em Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, desde 2001, professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação do Município de Novo Gama- GO, de 1999 a 2006. Experiência profissional como professor em séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), primeiro segmento, Coordenador, Vice-Diretor, Diretor de escola da Rede Pública do Distrito Federal, função Gratificada de Assessor na Coordenação Regional de Ensino do Gama e monitoria na Disciplina de Sociologia da Educação para curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília UnB. Atualmente, atuo na função de gerente da Gerência de Manutenção de Serviços Administrativos - GMASA da SEEDF. 

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília

Professor Associado III na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

References

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Published

2023-11-24

How to Cite

GOMES, A. R.; HÉRCULES GONTIJO, C. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E A CRIATIVIDADE NAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: reflexões possíveis . Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1117. Acesso em: 30 sep. 2024.