ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE LOGO
Palavras-chave:
tecnologia da informação e comunicação, matemática, Logo, educaçãoResumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a utilização das tecnologias como ferramentas de ensino-aprendizagem em salas de aula, assim como evidenciar os desafios de sua implementação no âmbito escolar. Para o ensino de matemática, o software Logo revela-se como importante instrumento de suporte ao ensino da matemática. Portanto, através de análises relacionados uso de tecnologias no ensino, compreende-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação auxiliam na transmissão de conhecimentos, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Realizou-se pesquisa qualitativa a fim de compreender mais profundamente sobre as TICs e a aplicabilidade do software Logo na disciplina de matemática, analisando os efeitos da utilização do software Logo no ensino de geometria.
Referências
ANDRADE, S. R., VIÉGAS, R. F., TRISTÃO, A. M. Políticas de avaliação do ensino básico: a educação matemática no Brasil. Pesquisa em Debate, Ed. Especial, 2009. Disponível em: . Acessado em: julho de 2020.
BRASÃO, M. R. Logo – uma linguagem de programação voltada para a educação. Pós-graduação na UFLA – Universidade Federal de Lavras, 2005.
BOYER, C. B.; MERZBACH, U. C. História da Matemática. São Paulo, editora Edgard Blücher LTDA, 2012.
CORTÊS, R. A História da Matemática. Gênio da Matemática, 2014. Disponível em: < http://geniodamatematica.com.br/historia-da-matematica/>. Acessado em agosto de 2020.
D'AMBROSIO, U. Da realidade à Ação: Reflexões sobre Educação (e) Matemática. Campinas. SP: Summus/UNICAMP, 1989.
IBARRA, G. B; CASTRO, L. de; FAGUNDES, R. Tutorial do SuperLogo. Disponível em: . Acessado em: agosto de 2020.
LEONARDO, P. P; MENESTRIANA, T. C; MIARKA, R. A importância da matemática na educação infantil. SIMPEMAD, Joinville – SC. 2014.
LUCENA, J. Matemática: evolução e estímulo. Brasil Escola. 2017. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/matematica/matematica-evolucao-estimulo.htm> . Acessado em julho de 2020.
MARCO, F. F. Estudo dos Processos de Resolução de Problema Mediante a Construção de Jogos Computacionais de Matemática no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática). FE, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP). Cap IV, p.58. 2004.
______Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acessado em: agosto de 2020.
MORAN, J. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegamos lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2013.
MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologia. Informática na Educação Teoria e Prática. V3, N°1, 2006.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976.
PROJETO LOGO. Por que Logo?. 2009. Disponível em: . Acessado em: agosto de 2020.
SILVA, S. L. A importância da matemática na computação. São Paulo, 2008.
VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. 2ª edição. Campinas, SP. UNICAMP/ NIED, 1998.
xLogo: versão 0.9.92: linguagem de programação/Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. Curitiba: SEED, Pr. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Lucas Borcard Cancela, Luciano Dias de Sousa, Flávio Aparecido de Almeida, Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.