ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE LOGO

Autores/as

  • Lucas Borcard Cancela UEMG
  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela UNIMES

Palabras clave:

tecnologia da informação e comunicação, matemática, Logo, educação

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a utilização das tecnologias como ferramentas de ensino-aprendizagem em salas de aula, assim como evidenciar os desafios de sua implementação no âmbito escolar. Para o ensino de matemática, o software Logo revela-se como importante instrumento de suporte ao ensino da matemática. Portanto, através de análises relacionados uso de tecnologias no ensino, compreende-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação auxiliam na transmissão de conhecimentos, tornando as aulas mais interessantes e dinâmicas. Realizou-se pesquisa qualitativa a fim de compreender mais profundamente sobre as TICs e a aplicabilidade do software Logo na disciplina de matemática, analisando os efeitos da utilização do software Logo no ensino de geometria.

Biografía del autor/a

Lucas Borcard Cancela, UEMG

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Com especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, ministrando várias disciplinas no curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Ensino a Distância, Redes de Computadores e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, TICs, Interdisciplinaridade.

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem; Docente na UEMG.

Flávio Aparecido de Almeida, UEMG

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Faminas(2015), graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí(2015), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes(2015), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes(2013), especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2009), especialização em Psicologia Social pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017) e especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017). Atualmente é Psicólogo Clínico do Consultório de Psicologia, Psicólogo do Abrigo Institucional de Espera Feliz, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de comitê assessor do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologia e Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências das Religiões; Psicologia da Religião, Subjetividade; Experiencia Religiosa, Coping religioso; Qualidade de vida.

Patrícia Aparecida Romeiro Campos Cancela, UNIMES

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos

Citas

ANDRADE, S. R., VIÉGAS, R. F., TRISTÃO, A. M. Políticas de avaliação do ensino básico: a educação matemática no Brasil. Pesquisa em Debate, Ed. Especial, 2009. Disponível em: . Acessado em: julho de 2020.

BRASÃO, M. R. Logo – uma linguagem de programação voltada para a educação. Pós-graduação na UFLA – Universidade Federal de Lavras, 2005.

BOYER, C. B.; MERZBACH, U. C. História da Matemática. São Paulo, editora Edgard Blücher LTDA, 2012.

CORTÊS, R. A História da Matemática. Gênio da Matemática, 2014. Disponível em: < http://geniodamatematica.com.br/historia-da-matematica/>. Acessado em agosto de 2020.

D'AMBROSIO, U. Da realidade à Ação: Reflexões sobre Educação (e) Matemática. Campinas. SP: Summus/UNICAMP, 1989.

IBARRA, G. B; CASTRO, L. de; FAGUNDES, R. Tutorial do SuperLogo. Disponível em: . Acessado em: agosto de 2020.

LEONARDO, P. P; MENESTRIANA, T. C; MIARKA, R. A importância da matemática na educação infantil. SIMPEMAD, Joinville – SC. 2014.

LUCENA, J. Matemática: evolução e estímulo. Brasil Escola. 2017. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/matematica/matematica-evolucao-estimulo.htm> . Acessado em julho de 2020.

MARCO, F. F. Estudo dos Processos de Resolução de Problema Mediante a Construção de Jogos Computacionais de Matemática no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação: Educação Matemática). FE, Universidade Estadual de Campinas, Campinas (SP). Cap IV, p.58. 2004.

______Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: . Acessado em: agosto de 2020.

MORAN, J. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegamos lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologia. Informática na Educação Teoria e Prática. V3, N°1, 2006.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976.

PROJETO LOGO. Por que Logo?. 2009. Disponível em: . Acessado em: agosto de 2020.

SILVA, S. L. A importância da matemática na computação. São Paulo, 2008.

VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. 2ª edição. Campinas, SP. UNICAMP/ NIED, 1998.

xLogo: versão 0.9.92: linguagem de programação/Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Tecnologias Educacionais. Curitiba: SEED, Pr. 2010.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

CANCELA, L. B. .; SOUSA, L. D. de .; ALMEIDA, F. A. de .; CAMPOS CANCELA, P. A. R. . ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO SOFTWARE LOGO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/885. Acesso em: 30 sep. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>