COMO APRENDER GOOGLANDO

o Google Trends e suas possibilidades metodológicas para o letramento digital em pesquisa

Autores/as

  • Adriene Ferreira de Mello Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Joane Marieli Pereira Caetano Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palabras clave:

Letramento digital, Letramento em pesquisa, Google Trends, metodologias de ensino

Resumen

O Google Trends (GT) é uma das inúmeras ferramentas disponibilizadas de acesso público e gratuito pela Google Inc., que possui uma infinidade de recursos tecnológicos interessantes ao trabalho em sala de aula. Dessa forma, para o uso mais eficaz dessa tecnologia de filtragem das informações é preciso considerar: a seleção adequada dos termos de pesquisa, o reconhecimento do alcance ou das limitações dos motores de busca e a capacidade de interpretar a validade do conteúdo disponível em sua tela. Assim, faz-se importante a promoção de práticas pedagógicas baseadas no Letramento em Pesquisa para transformar os alunos em habilidosos pesquisadores na rede, que saibam utilizar ativamente os instrumentos tecnológicos. Diante deste contexto, este estudo objetiva analisar as contribuições do software GT nas atividades ativas de ensino voltadas ao Letramento Digital em Pesquisa. Para tanto, pretende-se, especificamente, apontar as funcionalidades deste buscador e, em seguida, discutir os meios possíveis para seu uso significativo na educação. Espera-se que o aplicativo ofereça alternativas para o protagonismo discente no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, este trabalho consiste em uma revisão de literatura, de caráter qualitativo, baseada em Lemes e Santos (2017), Dinis, Costa e Pacheco (2016), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Coelho (2012) e Souza e Gomes (2008).

Citas

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 29 ago.

CAETANO, Joane Marieli Pereira; CASTELANE, Otávio de Oliveira. Letramento(s) e Estratégias de Contextualização no ensino de Produção de Texto: contribuições da ferramenta online Google Forms. Língu@ Nostr@, Canoas, v. 5, n. 1, p. 05-19, jan-jul, 2017. Disponível

em: <https://linguanostra.ipuc.edu.br/index.php/Linguanostra/article/view/262/162>. Acesso em 25 ago. 2018.

COELHO, Patrícia Margarida Farias. OS NATIVOS DIGITAIS E AS NOVAS COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 89-95, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/2049>. Acesso em 29 ago. 2018.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de; GOMES, Maria Lucia Moreira. Educação e Ciberespaço. Brasília: Editora Usina de Letras, 2008

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

MELLO, A. F. de; CAETANO, J. M. P.; SOUZA, C. H. M. de. COMO APRENDER GOOGLANDO: o Google Trends e suas possibilidades metodológicas para o letramento digital em pesquisa. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1061. Acesso em: 30 sep. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a