LUDICIDADE E CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES GEOMÉTRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
Keywords:
formação continuada, recursos tecnológicos, teoria/prática, habilidades geométricasAbstract
O presente trabalho é oriundo de uma experiência de formação continuada desenvolvida com subsídio de recursos tecnológicos, vivenciada por professores do ensino fundamental da rede municipal de Raposa/MA. Objetivamos averiguar as contribuições e limitações do curso intitulado “Ludicidade e construção de habilidades geométricas no ensino fundamental”. A formação continuada deve estar em consonância com a práxis docente, em um viés articulativo entre teoria e prática. Nesses termos, as tecnologias se evidenciam como instrumento com potencialidade contributiva na formação docente, podendo se adequar a rotina de vida e trabalho de cada indivíduo. O estudo está embasado na abordagem qualitativa da pesquisa. Como instrumento de recolha de dados foi utilizado o questionário. Como principais contribuições do processo formativo vivenciado foram elencadas a oportunidade de aplicar em sala de aula os conhecimentos abordados no decorrer do curso, a escolha dos conteúdos programáticos, as propostas de atividades, a atuação e feedback fornecido pelo formador, possibilidade de adequação a rotina de cada professor e as instruções delineadas na plataforma do ambiente virtual de aprendizagem destinado ao curso. Como aspectos limitadores da formação, os professores citaram a falta do contato físico entre formador/cursistas e as questões tecnológicas. A formação vivenciada pelos sujeitos evidenciou-se como ação que propiciou engajamento e participação dos sujeitos na trajetória formativa, em que os professores foram estimulados a questionar, analisar, interpretar e inferir, produzindo e sistematizando conhecimentos a partir das suas vivências e experiências cotidianas, em uma reflexão crítica na e sobre a prática.
References
BARROS, D. M. V. Guia didático sobre as tecnologias da comunicação e informação: material para o trabalho educativo na formação docente. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2009.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 23, n. 78, p. 117-142, abr. 2002.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino fundamental. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.
BRASIL. Lei 9.394, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de dezembro de 1996.
GUERREIRO, António. Concepções e práticas na formação inicial de professores sobre transformações geométricas. Revista Interacções, Santarém/Portugal, v. 15, n. 50, p. 23-45, jan./abr. 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do et al. Formação continuada de gestores escolares e suas reverberações no processo de desenvolvimento profissional. Revista e-Curriculum, São Paulo/SP, v. 18, n. 1, p. 307-326, mar. 2020.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista COCAR, Belém/PA, v.11. n.21, p. 117-141, jan./jul. 2017.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
SANTIAGO, Zélia Maria de Arruda; ONOFRE, Eduardo Gomes; MACÊDO, Luciana Maria de Souza. Tangram nas aulas de matemática: saberes geométricos no diálogo professor-aluno. Scientia Amazonia, v. 5, n.1, p. 45-54, jan./abr. 2016.
SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. A prática pedagógica em geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: construindo significados. Revista Valore, Volta Redonda/RJ, v. 3, n. 1, p. 388-407, jan./jun. 2018.
SILVA, Maria Oneide Lino da; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Formação continuada – desenvolvimento profissional de professores na escola. 1 ed. Curitiba: Appris editora, 2016.
VILLIERS, Michael de. Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo/SP, v.12, n.3, p. 400-431, set./dez. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Rita de Cássia do Nascimento, Regiane Rodrigues Araújo, Maria Socorro Lucena Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.