MATEMÁTICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS
Palavras-chave:
recursos tecnológicos, ensino de matemática, teoria/prática, aprendizagemResumo
O estudo é oriundo de uma experiência de ensino realizada com um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A ação consistiu no uso de recursos tecnológicos na abordagem do objeto de conhecimento sobre porcentagem e problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos (acréscimos e descontos). Objetivou-se averiguar os aspectos positivos e as limitações provenientes da experiência de ensino planejada e realizada, por intermédio da utilização de recursos tecnológicos. O estudo está embasado na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista semiestruturada individual. A pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2019. A ação constitui-se como um momento interativo de discussões e questionamentos, no qual os estudantes foram instigados a explicitar os conhecimentos prévios, as dúvidas e dificuldades sobre o assunto matemático explorado com o uso das tecnologias. Como fatores positivos, os estudantes destacaram a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino matemático, a contextualização do ensino, o estabelecimento da relação dialógica entre teoria e prática, o uso de estratégias diversificadas no processo de ensino matemático e a predição oral. Como aspectos limitadores da ação, os discentes evidenciaram a falta de domínio efetivo do conteúdo relacionado às operações matemáticas com números decimais e o fator temporal. As tecnologias se constituíram como elementos de aporte ao planejamento e execução das estratégias, evidenciando sua contribuição e auxílio ao trabalho docente.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> . Acesso em: 02 abr. 2020.
CARDOSO, Ana Carolina Simões. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 50-70, set. 2016. Disponível em:<https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113>. Acesso em: 16.jul. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender Matemática. 3. ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2010.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista COCAR, Belém, v.11. n.21, p. 117-141, jan./jul. 2017.
Disponível em:< https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1285>. Acesso em: 16 jul. 2020.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; GOMES, Neiva Daiane Cordeiro. Educação à distância: possibilidades e desafios na formação continuada de professores. Anais do Encontro Virtual de documentação e Software Livre e Congresso
Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, v. 6, n. 1, jun. 2017. Disponível em: <https://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologias/article/view/12123/10375>. Acesso em: 16 jul. 2020.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. O uso do software Geogebra no ensino de Geometria Analítica: experiências vivenciadas no contexto escolar. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 45, p. 40-47, ago. 2015.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Maria Socorro Lucena. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. cap. 5, p. 73-86. In: BARBOZA, Pedro Lucio (org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula
em Matemática. Série estudos reunidos, v. 62. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019.
SETÚBAL, Mari Alice. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 228, p. 345-366, maio/ago. 2010. Disponível em:<http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2861>. Acesso em 16 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 João Batista Ricardo Pinto, Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Rita de Cássia do Nascimento, Lucyllia Elenir Rocha Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.