MATEMÁTICA

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS

Autores/as

  • João Batista Ricardo Pinto UECE
  • Francisco Jeovane do Nascimento UECE / SEDUC/CE
  • Eliziane Rocha Castro UECE
  • Rita de Cássia do Nascimento SEDUC/CE
  • Lucyllia Elenir Rocha Castro UECE

Palabras clave:

recursos tecnológicos, ensino de matemática, teoria/prática, aprendizagem

Resumen

O estudo é oriundo de uma experiência de ensino realizada com um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A ação consistiu no uso de recursos tecnológicos na abordagem do objeto de conhecimento sobre porcentagem e problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos (acréscimos e descontos). Objetivou-se averiguar os aspectos positivos e as limitações provenientes da experiência de ensino planejada e realizada, por intermédio da utilização de recursos tecnológicos. O estudo está embasado na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista semiestruturada individual. A pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2019. A ação constitui-se como um momento interativo de discussões e questionamentos, no qual os estudantes foram instigados a explicitar os conhecimentos prévios, as dúvidas e dificuldades sobre o assunto matemático explorado com o uso das tecnologias. Como fatores positivos, os estudantes destacaram a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino matemático, a contextualização do ensino, o estabelecimento da relação dialógica entre teoria e prática, o uso de estratégias diversificadas no processo de ensino matemático e a predição oral. Como aspectos limitadores da ação, os discentes evidenciaram a falta de domínio efetivo do conteúdo relacionado às operações matemáticas com números decimais e o fator temporal. As tecnologias se constituíram como elementos de aporte ao planejamento e execução das estratégias, evidenciando sua contribuição e auxílio ao trabalho docente.

Biografía del autor/a

João Batista Ricardo Pinto, UECE

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Professor temporário da Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC, lotado na EEM Luiza Bezerra de Farias. Professor do quadro efetivo da Secretaria de Educação no município de Tururu-CE, lotado na EMEF Nossa Senhora da Conceição.

Francisco Jeovane do Nascimento, UECE / SEDUC/CE

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA/CE); Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente e no eixo Ensino e suas Tecnologias e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na linha Formação, Didática e Trabalho Docente e no eixo Didática, Saberes Docentes e Práticas pedagógicas.

Eliziane Rocha Castro, UECE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Educação (PPGE/UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE) e do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Ciências e Produção de Saberes (UFMA). Licenciada em Matemática (UEMA). Atualmente atuando como Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Matemática, Alfabetização e Letramento.

Rita de Cássia do Nascimento, SEDUC/CE

Licenciada em Letras (Português/Inglês com respectivas literaturas) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE); Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional pela Faculdade Kurios(2018). Professora Efetiva da rede estadual de Ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Lucyllia Elenir Rocha Castro, UECE

Graduanda em Pedagogia na Universidade estadual do Ceará (UECE)

Citas

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

PINTO, J. B. R. .; NASCIMENTO, F. J. do .; CASTRO, E. R. .; NASCIMENTO, R. de C. do .; CASTRO, L. E. R. . MATEMÁTICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/888. Acesso em: 30 sep. 2024.

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