FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO CEARENSE UTILIZANDO A MODALIDADE EAD
Palavras-chave:
formação continuada, educação a distância, aprendizagem colaborativaResumo
O presente estudo tem por finalidade analisar os aspectos positivos e negativos concernentes a participação de dois gestores da rede pública de ensino cearense em um curso de formação continuada na modalidade da educação à distância (EaD). Mediante a diversidade de situações e relações estabelecidas no contexto educacional, que apresentam-se cotidianamente de forma inconstante e diversificada, exigindo respostas e soluções rápidas para os entraves denotados, evoca-se a premência da formação do profissional ao longo da vida. Nesses termos, as tecnologias surgem como instrumentos que propiciam a formação ao longo da vida profissional, pautada nas necessidades individuais e/ou coletivas de todos que compõem o sistema educacional, adequando-se a rotina e trabalho de cada sujeito. O estudo foi realizado entre os meses de fevereiro e março de 2018, tendo como colaboradores dois gestores escolares de uma instituição pública de ensino da rede estadual cearense, que participaram de forma voluntária do estudo. A investigação está embasada no enfoque qualitativo da pesquisa e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada individual, com cada um dos sujeitos do estudo. Como aspectos positivos elencamos a formação continuada em serviço; os conteúdos programáticos abordados no desenvolvimento do curso formativo; a troca de saberes, conhecimentos e experiências entre os cursistas, remetendo a aprendizagem colaborativa e o incentivo a utilização das tecnologias como recurso atinente ao trabalho da gestão escolar. Como aspectos negativos destaca-se o tempo destinado ao curso, além do mesmo ter se constituído como uma ação pontual e fixa, não tendo continuidade.
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