O ESTÁGIO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Authors

  • Maria Eduarda Alves da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Cocal
  • Erika Vieira de Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal
  • Erivanda Alves de Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA)
  • Rita de Cássia do Nascimento Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)
  • Francisco Jeovane do Nascimento Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE) https://orcid.org/0000-0001-9753-724X

Keywords:

estágio docente, pandemia, possibilidades/desafios, formação inicial, Matemática

Abstract

O estudo é oriundo das experiências vivenciadas por duas graduandas, no contexto do Estágio Supervisionado I, componente curricular do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal e objetiva averiguar as possibilidades e limitações do conjunto de ações, planejados e desenvolvidos, no decurso da disciplina, na perspectiva de reverberação na formação inicial e futura inserção profissional docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi efetuada por meio da observação e anotações dos diários de bordo, bem como através de uma entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que as limitações impostas pelo contexto da Pandemia, inviabilizaram o planejamento e execução de ações mais robustas, de forma que a utilização de recursos tecnológicos representou a forma viável e exequível de trabalho no âmbito do Estágio, o conjunto de atividades, planejadas e desenvolvidas, propiciaram o conhecimento da estrutura e organização escolar, bem como a coparticipação na prática docente, promovendo diálogo com professores que já atuam. O Estágio representou um momento mister de participação efetiva na construção do conhecimento, em uma via potencializadora de um arcabouço e construção de um repertório de conhecimentos que permitam as professoras em formação o desenvolvimento de aulas mais qualificadas, quando as mesmas se inserirem profissionalmente, atentando para a equidade entre teoria e prática.

Author Biographies

Maria Eduarda Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Cocal

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – campus Cocal. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal.

Erika Vieira de Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – campus Cocal. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Cocal.

Erivanda Alves de Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA)

Licencianda em Letras - Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA).

Rita de Cássia do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciada em Letras (Português/Inglês com respectivas literaturas) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE) e em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e Supervisão educacional pela Faculdade Kuriós. Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Francisco Jeovane do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP). Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

References

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 21 de janeiro de 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES Nº1.302/2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de março de 2002, Seção 1, p. 15. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acesso em 25 abr. 2020.

CORREIA NETO, José da Silva; ALBUQUERQUE, José de Lima. As tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente de trabalho em tempos de pandemia. Revista Espaço Acadêmico, Maringá-PR, v. 20, n. 2, p. 106-114, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/58127. Acesso em 12 ago. 2021.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2.a ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha, ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Professores iniciantes de Matemática: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. Vértices, Campos-RJ, v. 20, n. 1, p. 111-119, 2018. Disponível em: http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/10006. Acesso em: 12 ago. 2021.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LEITE, Luciana Rodrigues; LIMA, Maria do Socorro Lucena. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa, Ponta Grossa-PR, v. 16, n.1, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16556. Acesso em: 12 ago. 2021.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; CASTRO, Eliziane Rocha; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. Condições de trabalho de professores iniciantes de Matemática: possibilidades e desafios no processo de desenvolvimento profissional. Horizontes, Itatiba-SP, v. 37, n. 1, p. 1-28, 2019. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/626. Acesso em: 12 ago. 2020.

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; NASCIMENTO, Rita de Cássia do; LIMA, Maria Socorro Lucena. O projeto político pedagógico como princípio orientador das práticas escolares. Temas em Educação, João Pessoa-PB, v. 29, n. 2, p. 119-141, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/52963. Acesso em: 12 ago. 2021.

VENTURI, Tiago; LISBÔA, Eliana Santana. Estágio em tempos de pandemia: mudanças de paradigma na concepção e operacionalização no ensino superior. Cenas Educacionais, Caetité-BA, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10746. Acesso em 12 ago. 2021.

Published

2021-11-24

How to Cite

COSTA, M. E. A. da; BRITO, E. V. de; LIMA, E. A. de .; NASCIMENTO, R. de C. do; NASCIMENTO, F. J. do. O ESTÁGIO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/722. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)