A FORMAÇÃO DE ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

UM OLHAR NOS MULTILETRAMENTOS PRESENTE NO GÊNERO CHARGE

Autores

  • Taísa Rita Ragi UFLA
  • Vanilda Aparecida Belizário UFLA

Palavras-chave:

multiletramentos, charge, formação de professores

Resumo

A atualidade é marcada pela grande presença de textos multimodais, que fazem uso de recursos semióticos em sua estrutura. Esses textos são comuns em nosso cotidiano, uma vez que a sociedade contemporânea está o tempo toda conectada em equipamentos digitais. Contundo, devido a essa grande circulação, vemos a necessidade de que esses gêneros sejam adotados na sala de aula com o intuito de realizar uma proposta de ensino e aprendizagem crítico e reflexiva, fundamentada nos multiletramentos. Nesse viés, o presente trabalho irá abordar a questão dos multiletramentos derivados das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação por meio do gênero textual charge e como se dá a sua relação com a formação de professores que, consequentemente, se refletirá na formação dos alunos.

Biografia do Autor

Taísa Rita Ragi, UFLA

Possui formação técnica em Redes de Computadores pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais de Nepomuceno (2015), atualmente é graduanda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (2017). Participou do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo curso de Letras/UFLA. Integrante do grupo de estudos e pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa - Cnpq- UFLA).

Vanilda Aparecida Belizário, UFLA

Inspetora Escolar da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, pertencente à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, atuando em toda região do extremo Sul de Minas. Na cidade de Cambuí/MG, atuou como Coordenadora do Polo e-Tec Brasil do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, coordenando os cursos ofertados na modalidade EaD entre os anos de 2012 e 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação a Distância. Atuou como Professora e Supervisora Pedagógica na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, entre os anos de 2000 à 2014, e como professora no curso de Pós-graduação de Gestão Educacional na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, no município de Pouso Alegre/MG, no ano de 2018. É aluna do curso de pós-graduação Stricto Senso - Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras - UFLA, tendo iniciado o curso no primeiro semestre de 2019 e com previsão de conclusão no início do segundo semestre de 2020. Licenciada em Normal Superior (Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG), Pedagogia (Universidade de Franca) e Letras Português e suas Literaturas (Universidade Federal de Lavras - UFLA); Pós-graduada em Design Instrucional para EAD virtual (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI); Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC) e Teorias e Práticas da Educação (Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL).

Referências

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

RAGI, T. R. .; BELIZÁRIO, V. A. . A FORMAÇÃO DE ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR NOS MULTILETRAMENTOS PRESENTE NO GÊNERO CHARGE. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/884. Acesso em: 30 set. 2024.