A FORMAÇÃO DE ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

UM OLHAR NOS MULTILETRAMENTOS PRESENTE NO GÊNERO CHARGE

Autores/as

  • Taísa Rita Ragi UFLA
  • Vanilda Aparecida Belizário UFLA

Palabras clave:

multiletramentos, charge, formação de professores

Resumen

A atualidade é marcada pela grande presença de textos multimodais, que fazem uso de recursos semióticos em sua estrutura. Esses textos são comuns em nosso cotidiano, uma vez que a sociedade contemporânea está o tempo toda conectada em equipamentos digitais. Contundo, devido a essa grande circulação, vemos a necessidade de que esses gêneros sejam adotados na sala de aula com o intuito de realizar uma proposta de ensino e aprendizagem crítico e reflexiva, fundamentada nos multiletramentos. Nesse viés, o presente trabalho irá abordar a questão dos multiletramentos derivados das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação por meio do gênero textual charge e como se dá a sua relação com a formação de professores que, consequentemente, se refletirá na formação dos alunos.

Biografía del autor/a

Taísa Rita Ragi, UFLA

Possui formação técnica em Redes de Computadores pelo Centro Tecnológico de Minas Gerais de Nepomuceno (2015), atualmente é graduanda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (2017). Participou do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES), pelo curso de Letras/UFLA. Integrante do grupo de estudos e pesquisa Textualiza (Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa - Cnpq- UFLA).

Vanilda Aparecida Belizário, UFLA

Inspetora Escolar da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre, pertencente à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, atuando em toda região do extremo Sul de Minas. Na cidade de Cambuí/MG, atuou como Coordenadora do Polo e-Tec Brasil do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, coordenando os cursos ofertados na modalidade EaD entre os anos de 2012 e 2019. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação a Distância. Atuou como Professora e Supervisora Pedagógica na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, entre os anos de 2000 à 2014, e como professora no curso de Pós-graduação de Gestão Educacional na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS, no município de Pouso Alegre/MG, no ano de 2018. É aluna do curso de pós-graduação Stricto Senso - Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras - UFLA, tendo iniciado o curso no primeiro semestre de 2019 e com previsão de conclusão no início do segundo semestre de 2020. Licenciada em Normal Superior (Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG), Pedagogia (Universidade de Franca) e Letras Português e suas Literaturas (Universidade Federal de Lavras - UFLA); Pós-graduada em Design Instrucional para EAD virtual (Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI); Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC) e Teorias e Práticas da Educação (Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL).

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

RAGI, T. R. .; BELIZÁRIO, V. A. . A FORMAÇÃO DE ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR NOS MULTILETRAMENTOS PRESENTE NO GÊNERO CHARGE. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/884. Acesso em: 30 sep. 2024.