A FORMAÇÃO DE ALUNOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
UM OLHAR NOS MULTILETRAMENTOS PRESENTE NO GÊNERO CHARGE
Keywords:
multiletramentos, charge, formação de professoresAbstract
A atualidade é marcada pela grande presença de textos multimodais, que fazem uso de recursos semióticos em sua estrutura. Esses textos são comuns em nosso cotidiano, uma vez que a sociedade contemporânea está o tempo toda conectada em equipamentos digitais. Contundo, devido a essa grande circulação, vemos a necessidade de que esses gêneros sejam adotados na sala de aula com o intuito de realizar uma proposta de ensino e aprendizagem crítico e reflexiva, fundamentada nos multiletramentos. Nesse viés, o presente trabalho irá abordar a questão dos multiletramentos derivados das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação por meio do gênero textual charge e como se dá a sua relação com a formação de professores que, consequentemente, se refletirá na formação dos alunos.
References
BAKHTIN, M. M./Volochínov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1981 [1929].
BARROSO, Felipe; ANTUNES, Mariana. Tecnologia na educação: Ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Revista Pesquisa e Debate em Educação, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, Disponível em: Acesso em: 27 jul. de 2020.
CAVALCANTI, Maria Clara Catanho. Multimodalidade e argumentação na charge. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, 2008. Disponível em: Acesso em 27/07/2020.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routldge, 2000.
DIONISIO, Ângela Paiva. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, Acir Mário et al (organizadores). Gêneros textuais: reflexão e ensino. 3.ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London and New York: Routledge, 1996.
MENEZES, Talita Santos; LEAL, Vanesca Carvalho. Charge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguas. Anais Eletrônicos do V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa Vol. 5, 2019. Disponível em: Acesso em: 27/07/2020
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In. ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo [Orgs.]. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
VIEIRA, Mauricéia Silva de Paula. A LEITURA DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS: NOVOS DESAFIOS PARA VELHOS PROBLEMAS. Anais do Sielp, Uberlândia, p. 1-8, 2012. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wpcontent/uploads/2014/07/volume_2_artigo_230.pdf. Acesso em: 27 jul. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Taísa Rita Ragi, Vanilda Aparecida Belizário

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.