ABORDAGEM HÍBRIDA NA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Igor Pereira Muniz UNIFSJ
  • Lorrane Estacio do Prado da Silva UNIFSJ
  • Mayara Xavier Vito Pezarino UNIFSJ
  • Joane Marieli Pereira Caetano UENF

Palavras-chave:

aprendizagem híbrida, tecnologia, ensino

Resumo

A temática do presente artigo é a abordagem da aprendizagem híbrida como uma tendência inovadora no ambiente educacional. Desse modo, em linhas gerais, pretende-se discutir como a aprendizagem híbrida pode ser relevante para a adaptação ao ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). Mais especificamente, o trabalho vem apresentar a utilização das TDIC na educação, contextualizar o tema sobre a aprendizagem híbrida e, depois, discorrer sobre os desafios e possibilidades para a personalização do ensino. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada nos seguintes autores: Andrade; Souza (2016), Bacich; Moran (2015; 2018), Martins (2016), Moran (2015;2018), Silva; Sanada (2018) Sunaga; Carvalho (2015) e Valente (2018). Como resultado, conclui-se que o uso restrito das práticas tradicionais de ensino não correspondem mais às necessidades dos discentes do século XXI, uma vez que com tantos avanços tecnológicos, torna-se necessária a adoção de métodos inovadores.

Biografia do Autor

Igor Pereira Muniz, UNIFSJ

Graduando em Letras/Português no Centro Universitário São José de Itaperuna.

Lorrane Estacio do Prado da Silva, UNIFSJ

Estudante de Letras com licenciatura em Literatura Portuguesa, na graduação Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ). Graduanda do 4° período, participa dos grupos de estudo e iniciação científica como bolsista no Núcleo de Estudos sobre Metodologias para o Ensino de Língua (NEMEL) na mesma instituição. Tem forte interesse nas áreas de Linguística; Literatura Brasileira e de Ensino de Língua Portuguesa.

Mayara Xavier Vito Pezarino, UNIFSJ

Professora formada no Curso Normal em Nível Médio pelo CIEP 263 Lina Bo Bardi (2017). Tem experiência na área educacional especificamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Estagiou nas seguintes escolas: Colégio Batista de Itaperuna (CBI), Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro e CESAD- Centro Educacional Santos Dumont (2016). E em 2017, estagiou nas escolas: Centro Educacional Caminhar (CEC) e Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro. Trabalhou em 2018 como professora auxiliar no Centro Educacional Caminhar (CEC). Graduanda em Letras-Português/Literatura pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e participou, na mesma instituição, dos seguintes grupos de Estudos e Iniciação Científica: Núcleo de Estudos sobre Metodologias para o Ensino de Língua (NEMEL) e O ensino de Língua Materna sob a perspectiva dos Gêneros Textuais (GT).

Joane Marieli Pereira Caetano, UENF

Tem experiência como pesquisadora na área de Educação e Linguística, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior. Estagiou no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, regime de 20 horas, desenvolvendo atividades de monitorias de Língua Portuguesa e respectivas literaturas (2014); em seguida, tornou-se professora substituta de Língua Portuguesa no mesmo instituto, em regime de 40h (2016-2017). Atualmente, trabalha como tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj/CEDERJ; leciona disciplinas nos cursos de Letras e Ciências Contábeis, no Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ) e coordena o Centro de Iniciação Científica e Extensão (CENICE) do UNIFSJ. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem (2016), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, seus interesses incidem pelos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e Comunição, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Letramento Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

Referências

ANDRADE, Maria do Carmo F. de; SOUZA, Patricia Rodrigues de. ​Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2020.

BACICH, Lilian; MORAN, José. ​Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio,​ n. 25, jun. 2015. Disponível em: <https://bityli.com/6Dav9>. Acesso em: 13 jul. 2020.

______. ​Metodologias ativas para uma educação inovadora.​ Porto Alegre: Penso, 2018.

MARTINS, Lilian Cassia Bacich. ​Implicações da organização da atividade didática com uso de tecnologias digitais na formação de conceitos em uma proposta de ensino híbrido. 2016. 317 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – USP, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2020.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. ​In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (orgs). ​Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: PROEX/UEPG, v. 2, p. 15-33, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 jul. 2020.

______. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. ​Metodologias ativas para uma educação inovadora. ​Porto Alegre: Penso, 2018.

SILVA, Ivaneide Dantas da; SANADA; Elizabeth dos Reis. Procedimentos metodológicos nas salas de aula do curso de pedagogia: experiências de ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. ​Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

SUNAGA, Alexsandro; CARVALHO, Camila Sanches. As tecnologias digitais no ensino híbrido. ​In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: ​personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. ​Metodologias ativas para uma educação inovadora. ​Porto Alegre: Penso, 2018.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

MUNIZ, I. P. .; PRADO DA SILVA, L. E. do .; PEZARINO, M. X. V. .; CAETANO, J. M. P. . ABORDAGEM HÍBRIDA NA PERSPECTIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/871. Acesso em: 30 set. 2024.