A APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL É UMA VIAGEM
Palavras-chave:
pesquisa narrativa, tecnologia digital, aprendizagem, metáforas conceptuaisResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista de uma narrativa biográfica de aprendizagem de tecnologia. A partir do escopo teórico da Teoria da Metáfora Conceptual e dos estudos realizados em linguística aplicada em Pesquisa Narrativa, buscou-se gerar compreensão sobre as experiências e as conceptualizações de uma professora de língua inglesa sobre sua relação com as tecnologias digitais. Para tanto, é apresentada uma breve revisão teórica sobre o que são metáforas conceptuais, bem como sobre os métodos utilizados em pesquisa narrativa. Por fim, são feitas algumas considerações sobre o potencial científico dessa metodologia a fim de gerar compreensão sobre as experiências e as conceptualizações dos indivíduos em seu processo de aprendizagem de tecnologia digital.
Referências
BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014.
CELANI, M. A.A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem e Ensino, Pelotas/RS, v. 8, n. 1, p. 101- 122, 2004. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/198/165. Acesso em 03 de maio de 2020.
GOMES JUNIOR, R. C. Os aprendizessão viajantes: identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Hong Kong e Belo Horizonte. Scripta, v. 20, n. 40, p. 193-211, 2016.
LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metaphors we live by. University of Chicago Press, 1980.
TURNER, J. Turns of phrase and routes to learning: the journey metaphor in educational culture. Intercultural Communication Studies, v.vii, n.2, p. 23-35, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Fernanda Silva Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.