A APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL É UMA VIAGEM

Autores/as

  • Fernanda Silva Costa UFMG

Palabras clave:

pesquisa narrativa, tecnologia digital, aprendizagem, metáforas conceptuais

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista de uma narrativa biográfica de aprendizagem de tecnologia. A partir do escopo teórico da Teoria da Metáfora Conceptual e dos estudos realizados em linguística aplicada em Pesquisa Narrativa, buscou-se gerar compreensão sobre as experiências e as conceptualizações de uma professora de língua inglesa sobre sua relação com as tecnologias digitais. Para tanto, é apresentada uma breve revisão teórica sobre o que são metáforas conceptuais, bem como sobre os métodos utilizados em pesquisa narrativa. Por fim, são feitas algumas considerações sobre o potencial científico dessa metodologia a fim de gerar compreensão sobre as experiências e as conceptualizações dos indivíduos em seu processo de aprendizagem de tecnologia digital.

Biografía del autor/a

Fernanda Silva Costa, UFMG

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação-sanduíche em Licenciatura em Língua Portuguesa e Francesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e pela Faculdade de Letras e Línguas Modernas da Universidade de Coimbra (2017) e graduação em Bacharelado em Estudos Linguísticos: Linguística Teórica e Descritiva (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e em Língua Portuguesa e Francesa.

Citas

BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014.

CELANI, M. A.A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem e Ensino, Pelotas/RS, v. 8, n. 1, p. 101- 122, 2004. Disponível em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/198/165. Acesso em 03 de maio de 2020.

GOMES JUNIOR, R. C. Os aprendizessão viajantes: identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Hong Kong e Belo Horizonte. Scripta, v. 20, n. 40, p. 193-211, 2016.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metaphors we live by. University of Chicago Press, 1980.

TURNER, J. Turns of phrase and routes to learning: the journey metaphor in educational culture. Intercultural Communication Studies, v.vii, n.2, p. 23-35, 1998.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

COSTA, F. S. . A APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL É UMA VIAGEM. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/854. Acesso em: 30 sep. 2024.