METÁFORAS EM UM RELATO DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL

Autores

  • Fernanda Silva Costa UFMG

Palavras-chave:

narrativas de aprendizagem, metáforas conceptuais, tecnologia digital, pesquisa narrativa

Resumo

Baseado na Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980), este trabalho apresenta a análise de um relato de aprendizagem de tecnologia digital. Seu objetivo é primordialmente analisar a narrativa construída e, por meio dela, as construções linguísticas utilizadas que podem representar metáforas conceptuais. Desse modo, este trabalho pretende contribuir aos estudos linguísticos que tratam a linguagem como índice do processamento cognitivo humano. A análise apresentada traz conceptualizações de tecnologia digital e da experiência de aprendizagem do sujeito, demonstrando a prevalência de viagem como domínio fonte da conceptualização de aprendizagem de tecnologia digital e gerando, por fim, a metáfora conceptual APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL É UM PASSAPORTE.

Biografia do Autor

Fernanda Silva Costa, UFMG

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui graduação-sanduíche em Licenciatura em Língua Portuguesa e Francesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e pela Faculdade de Letras e Línguas Modernas da Universidade de Coimbra (2017) e graduação em Bacharelado em Estudos Linguísticos: Linguística Teórica e Descritiva (2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e em Língua Portuguesa e Francesa.

Referências

FAUCONNIER, G. & TURNER, M. (2002). The Way We Think. New York: Basic Books.

GIBBS, R. W. Jr. (1999). Taking metaphor out of our heads and putting it into the cultural world. In: GIBBS, R. W. Jr. & STEEN, G. J. Metaphor in Cognitive Linguistics. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.

GOMES JUNIOR, R. C. Os aprendizes são viajantes: identidades metaforizadas de estudantes de inglês de Hong Kong e Belo Horizonte. Scripta, v. 20, n. 40, p. 193-211, 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/13983. Acesso em 11 de maio de 2018.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metaphors we live by. University of Chicago Press, 1980/2003. (capítulos 1, 2 e 3). Disponível em: http://shu.bg/tadmin/upload/storage/161.pdf.

PAIVA, V.L.M.O.; GOMES JUNIOR, R. C. Viagens de aprendizagem: um estudo de metáforas em narrativas de aprendizagem de inglês. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 41, n. 70, p. 155-165, jan./jun. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/5752. Acesso em 05 de maio de 2018.

RIBEIRO, A. E. Glossário CEALE: Verbete Tecnologia Digital. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital. Acesso em 05 de maio de 2018.

TURNER, Joan. Turns of phrase and routes to learning: the journey metaphor in educational culture. Intercultural Communication Studies, v.vii, n.2, p. 23-35, 1997-8. Disponível em: http://www.uri.edu/iaics/content/1997v7n2/03%2 0Joan%20Turner.pdf. Acesso em 05 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

COSTA, F. S. . METÁFORAS EM UM RELATO DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/890. Acesso em: 30 set. 2024.