EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Munike Taynara Cunha da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Aline Peixoto Vilaça Dias Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Rysian Lohse Monteiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

formação de leitores, comunidade, extensão, formação inicial

Resumo

O presente trabalho busca relatar a interação entre educação básica e universidade pública por intermédio de um projeto de Extensão universitária destinado a alunos de Curso Normal Médio, partindo do pressuposto de que quem é leitor também será um motivador. Por meio do projeto de extensão levamos propostas de incentivo a leitura, oficinas e palestras no intuito de despertar nesses futuros professores o interesse pela leitura, pois acreditamos que ao fazer isso, posteriormente eles tornarão professores leitores e durante a atuação farão uso, inclusive, de algumas metodologias que foram expostas durante sua formação. Acreditamos, que a atividade de extensão realizada através desse projeto é benéfica para a comunidade já que recebe vantagens como aprendizado. Beneficiando os alunos da instituição de ensino superior, já que podem colocar em prática seus conhecimentos e a universidades que ganha confiança ao mostrar que é possível relacionar teoria e prática.

Referências

ARANA, Alba Regina de Azevedo; Augusta Boa Sorte Oliveira. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. In: Anais EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação em Curitiba, 2015. Disponível <:http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17264_7813.pdf) Acesso em 03 de julho de 2018.

AGUIAR, Vanda T. O leitor competente à luz da teoria da literatura. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 124, v. 5/6, p.23-34, jan./mar. 1996.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque; DE SOUZA, José Paulo; DELLAGNELO, Eloise Helena Livramento; CARIO ,Silvio Antonio Ferraz. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober

(2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 51, n. 4, p. 745-764, 2014.

BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura - a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2015.

CRESWEL,John. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DESTRI, Mara Cindia. Processo de formação de leitores: interações em sala de aula. 2009. 37f. Monografia apresentada Universidade Federal de Santa Maria em Constantina RS para obtenção do título de especialista em gestão educacional.

EVANGELISTA, Aracy et al. (orgs). Escolarização da leitura literária - O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1993.

FUJITA, Elza Tie; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. O ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores. Perspectiva, v. 36, n. 2, p. 724-740, 2018.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê?. Brasil: Instituto Paulo Freire, 2017.

KOCH, Ingdore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. REI–Revista de educação do IDEAU, v. 10, n. 22, p.141-148, 2015.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

SILVA, M. T. C. da; DIAS, A. P. V.; MONTEIRO, R. L.; LUQUETTI, E. C. F. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES, APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1066. Acesso em: 30 set. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)