APLICAÇÃO DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO NORMAL NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Aline Peixoto Vilaça Dias Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Rysian Lohse Monteiro alinepeixoto12@hotmail.com
  • Tatiane Almeida de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Munike Taynara da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

letramento, formação de professores, extensão universitária

Resumo

Este trabalho busca relatar uma das atividades desenvolvida por intermédio de um projeto de extensão universitária. Nessa atividade o objetivo foi levar até ao alunos do Curso Normal nível médio, capacitação e metodologia no intuito de mostrar que o letramento pode ser aplicado nas diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Geografia, História, etc, não ficando restrito apenas às disciplinas de linguística. Para isso buscamos aplicar atividades como: oficinas, minicursos, palestras. Por meio desse projeto esperamos formar professores capacitados e capazes de fazer uso do letramento nas diversas área de conhecimento. Além disso expectamos, por intermédio do projeto, que possamos influenciar diretamente na formação desse futuros professores, esperamos que as aulas desses futuros profissionais sejam diversificadas, rompa com o paradigma tradicional e leve até os alunos um conhecimento significativo.

Referências

ALMEIDA, Ana Marcia Batista; ALPIRE, Ana Lúcia Nóbrega Charles; PAIÃO, Gislaine Ferreira da Silva; VERONA, Solange Ribeiro da Silva; FERRO, Olga Maria dos Reis. O letramento em todas as áreas do conhecimento do currículo de alfabetização. VII Jornada do

HISTEDBR. Campo Grande, 2007. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada7/_GT4%20PDF/O%20LETRAMENTO%20EM%20TODAS%20AS%20%C1REAS%20DO%20CONHECIMENTO%20DO%20CURR%CDCULO%20DE%20ALFABETIZA%C7%C31.pdf> Acesso em 25 de agosto de 2018.

ASSOLA, Camila Fernandes Dourado; BORGES, Elizabete Velter; MARQUES, Inês Velter. Metodologias de alfabetização e letramento em turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Interletras, v. 4, n. 22, p.1-17, 2016.

CLOCK, Lizie Mendes; PEREIRA, Ana Lúcia; LUCAS, Lucken Bueno; MENDES, Thamiris Christine. Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre o seu papel na sociedade contemporânea. Conjectura: Filosofia E Educação, v. 23, n. 1, p. 77-96, 2018.

DA SILVA, C. G.; DE AMORIM, R. M. O compêndio de pedagogia prática de Joaquim José de Araujo: notas introdutórias sobre a formação docente no Brasil Imperial. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 11, n. 20, p. 414-432, 2017.

FARACO, Carlos Alberto. Norma padrão brasileira: desembaraçando alguns nós. In: BAGNO, M.(Org.). Linguística da norma. São Paulo: Parábola, 2002. p. 37-61.

FERREIRA Jr., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século. São Carlos : EdUFSCar, 2010.

GALVÃO, André Luis Machado; SILVA, António Carvalho da. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. 2017. Letras&Letras, v. 33 n. 2 , p. 209-228, 2017.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out - dez 2010.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294 p.

KARWOSKI, Acir Mário. Formação do professor como agente letrador. Linguagem em (Dis)curso, v. 10, n. 2, p. 409-414, 2010.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, vol.22, n.74, p.27-42, 2001.

OLIVEIRA, Andréia Cosme. Alfabetizar letrando: o desenvolvimento da leitura e da escrita por meio da cantiga de roda. TROPOS, v. 6, n. 2, p. 1-11, 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia e Formação de Professores no Brasil: Vicissitudes dos dois últimos séculos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 14 n. 40, p. 143- 155, 2009.

DE SOUZA, Antonio Escandiel; PAUTZ, Sílvia. A diversidade linguística no contexto escolar. Linguagens & Cidadania, v. 9, n. 10 p. 1-13, 2007.

VITOR, Fernanda Cavalcanti; DA SILVA, Ana Paula Bispo. Alfabetização e educação científicas: consensos e controvérsias. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249,p.410-427, 2017.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

DIAS, A. P. V.; MONTEIRO, R. L.; SOUZA, T. A. de; SILVA, M. T. da; LUQUETTI, E. C. F. APLICAÇÃO DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO CURSO NORMAL NÍVEL MÉDIO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1053. Acesso em: 30 set. 2024.