A MÚSICA NA SALA DE AULA:
CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
música, aprendizagem significativa, coesão cultural, língua inglesaResumo
Este estudo apresenta uma análise do objeto de investigação – música, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de língua Inglesa. Ao abordar a música como um dos prazeres universais existentes, dos quais é parte de integrante de qualquer cultura e também por seu considerável teor emocional, ela constitui um recurso no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa, tornando-o motivador, prazeroso, envolvente e de grande eficácia na aquisição de conhecimentos. É um trabalho metodologicamente estruturado por uma pesquisa bibliográfica, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado etem como objetivoapontar caminhos para um novo fazer pedagógico por meio da música em Língua Inglesa, visando torná-lo um saber que possa ser de fato fonte motivadora, no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o estudo encerra-se apontando caminhos para estimular a prática educacional incentivando os educadores na construção de novos saberes.
Referências
ADORNO. T. W. O fetichismo na música. In: Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ANDRADE, M. Pequena história da música. São Paulo: Martins editora, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching. 6. ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 2014.
FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
GOBBI, D. A música enquanto estratégia de aprendizagem de língua inglesa. 2001.
f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, 2001.
KRASHEN, S. The Input Hypothesis: issues and implications. 4. ed. New York, Longman, 1985.
PELAEZ, N. C. M. Aprender a aprender através da música. Revista Pátio, Porto alegre. n. 25, ano VII, N 25, fev., abr. 2003.
RICHARDS, J. C. The language teaching matrix. New York: Cambridge University Press, 1997.
SOUZA, R. A. C. A influência da música na aprendizagem de língua estrangeira. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.1, Número Especial, p. 547 – 556, abr. 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti, Vyvian França Souza Gomes, Clodoaldo Sanches Fófano, Lucas Capita Quarto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.