A MÚSICA NA SALA DE AULA:

CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO

Authors

  • Sonia Maria da Fonseca Souza Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Vyvian França Souza Gomes Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Clodoaldo Sanches Fófano Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Lucas Capita Quarto Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Keywords:

música, aprendizagem significativa, coesão cultural, língua inglesa

Abstract

Este estudo apresenta uma análise do objeto de investigação – música, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de língua Inglesa. Ao abordar a música como um dos prazeres universais existentes, dos quais é parte de integrante de qualquer cultura e também por seu considerável teor emocional, ela constitui um recurso no processo ensino-aprendizagem de língua inglesa, tornando-o motivador, prazeroso, envolvente e de grande eficácia na aquisição de conhecimentos. É um trabalho metodologicamente estruturado por uma pesquisa bibliográfica, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado etem como objetivoapontar caminhos para um novo fazer pedagógico por meio da música em Língua Inglesa, visando torná-lo um saber que possa ser de fato fonte motivadora, no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o estudo encerra-se apontando caminhos para estimular a prática educacional incentivando os educadores na construção de novos saberes.

References

ADORNO. T. W. O fetichismo na música. In: Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

ANDRADE, M. Pequena história da música. São Paulo: Martins editora, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Estrangeira. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching. 6. ed. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents, 2014.

FERREIRA, M. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

GOBBI, D. A música enquanto estratégia de aprendizagem de língua inglesa. 2001.

f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, 2001.

KRASHEN, S. The Input Hypothesis: issues and implications. 4. ed. New York, Longman, 1985.

PELAEZ, N. C. M. Aprender a aprender através da música. Revista Pátio, Porto alegre. n. 25, ano VII, N 25, fev., abr. 2003.

RICHARDS, J. C. The language teaching matrix. New York: Cambridge University Press, 1997.

SOUZA, R. A. C. A influência da música na aprendizagem de língua estrangeira. Revista Eventos Pedagógicos, v.3, n.1, Número Especial, p. 547 – 556, abr. 2012.

Published

2023-05-16

How to Cite

SOUZA, S. M. da F.; LUQUETTI, E. C. F.; GOMES, V. F. S.; FÓFANO, C. S.; QUARTO, L. C. A MÚSICA NA SALA DE AULA: : CAMINHO PARA UM NOVO FAZER PEDAGÓGICO. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1045. Acesso em: 30 sep. 2024.