A MUDANÇA DO HÁBITO DE LEITURA DOS ADOLESCENTES PROPORCIONADA PELAS FANFICTIONS
Palabras clave:
fanfictions, leitura, tecnologia, educação, gêneros digitaisResumen
Este artigo possui o intuito de analisar como o hábito de leitura dos adolescentes mudou depois que os gêneros digitais passaram a integrar a rotina destes jovens, tendo em vista que, com os avanços tecnológicos, houve um aumento de estímulos no ambiente virtual, proporcionando diferentes possibilidades de leitura. De modo a estreitar a pesquisa, as fanfictions, que são textos produzidos por grupos de fãs com o objetivo de dar continuidade ou, até mesmo, de recriar um determinado universo, serão o foco da análise. Para isso, foram averiguados relatos de adolescentes, os quais têm entre 13 e 17 anos, que, por meio de uma série de questionamentos, compararam a leitura no material impresso e no digital.
Citas
BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso: 10 de setembro de 2021.
CAFIERO, Delaine… [et al.]. Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Organização de: Carla Viana Coscarelli. Belo Horizonte. Vereda, 2013.
COSCARELLI, C. V; RIBEIRO, A. E. Letramento digital. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-digital> Acesso: 10 de setembro de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completem. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.
NEVES, André de Jesus. A literatura marginal na Internet: o fenômeno fanfiction como instrumento de disseminação e divulgação das/nas margens. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Brasília, v. 1, n. 1, jan./jun., 2011.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
XIA, Sichen Ada. Genre Analysis in the Digital Era: Developments and Challenges. 2020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Fernanda Tavares Paiva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.