A MUDANÇA DO HÁBITO DE LEITURA DOS ADOLESCENTES PROPORCIONADA PELAS FANFICTIONS

Authors

  • Fernanda Tavares Paiva UFMG

Keywords:

fanfictions, leitura, tecnologia, educação, gêneros digitais

Abstract

Este artigo possui o intuito de analisar como o hábito de leitura dos adolescentes mudou depois que os gêneros digitais passaram a integrar a rotina destes jovens, tendo em vista que, com os avanços tecnológicos, houve um aumento de estímulos no ambiente virtual, proporcionando diferentes possibilidades de leitura. De modo a estreitar a pesquisa, as fanfictions, que são textos produzidos por grupos de fãs com o objetivo de dar continuidade ou, até mesmo, de recriar um determinado universo, serão o foco da análise. Para isso, foram averiguados relatos de adolescentes, os quais têm entre 13 e 17 anos, que, por meio de uma série de questionamentos, compararam a leitura no material impresso e no digital.

References

BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso: 10 de setembro de 2021.

CAFIERO, Delaine… [et al.]. Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Organização de: Carla Viana Coscarelli. Belo Horizonte. Vereda, 2013.

COSCARELLI, C. V; RIBEIRO, A. E. Letramento digital. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-digital> Acesso: 10 de setembro de 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completem. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

NEVES, André de Jesus. A literatura marginal na Internet: o fenômeno fanfiction como instrumento de disseminação e divulgação das/nas margens. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Brasília, v. 1, n. 1, jan./jun., 2011.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

XIA, Sichen Ada. Genre Analysis in the Digital Era: Developments and Challenges. 2020

Published

2021-11-24

How to Cite

TAVARES PAIVA, F. A MUDANÇA DO HÁBITO DE LEITURA DOS ADOLESCENTES PROPORCIONADA PELAS FANFICTIONS. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 10, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/968. Acesso em: 30 sep. 2024.