CIÊNCIA, FAKE NEWS E PÓS-VERDADES

A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores/as

  • Alberto Lopo Montalvão Neto UNICAMP
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha UFJF
  • José Pedro Simas Filho UFSC
  • Renan Machado UNICAMP

Palabras clave:

fake news, web 2.0, COVID-19

Resumen

No atual contexto vivencia-se, em âmbito mundial, um complexo momento de crise sanitária e político-social, que aflige diferentes camadas da sociedade. Agravando ainda mais o cenário, veiculam-se diariamente diversas notícias falaciosas que abordam distintos temas. Entre os campos que mais sofrem com a disseminação de notícias ludibriosas e desinformação está a Ciência. Considerando a crescente produção e disseminação de fake news na atualidade, o presente trabalho visa a refletir sobre a produção e circulação de notícias falsas no âmbito científico, contrapondo às disparidades e potencialidades ocasionadas pela web na construção de efeitos de verdade. Nesse contexto de realidade, analisamos uma fake news a respeito da COVID-19 que circulou recentemente na internet. Ademais, apontamos a potencialidade de algumas ferramentas para identificar notícias falsas. Nossas reflexões indicam uma possível dualidade relacionada a distintos efeitos de verdade.

Biografía del autor/a

Alberto Lopo Montalvão Neto, UNICAMP

Doutorando em Educação - UNICAMP. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (Florianópolis). Licenciatura em Ciências Biológicas - UFSCar (Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal).

Gustavo Gomes Siqueira da Rocha, UFJF

Cursa Mestrado em Letras pela UFJF (2019-2020), possui especialização em Literatura, Cultura e Artes (2019) e Docência do Ensino Superior (2018). Pedagogo pela Unifacvest (2020) e graduado em Letras Português/Inglês pela UFF (2016). Organizador da coletânea Reflexões sobre Línguas e Ensino, lançado em 2020 pela Editora Uniedusul, desenvolve pesquisas sobre metodologias ativas e interação em sala de aula. Possui experiência de 7 anos com ensino de línguas e literaturas na educação básica e coordenação pedagógica de cursos livres de idiomas. Atualmente é professor efetivo da rede pública estadual de Minas Gerais.

Citas

BUSKO, Paula Simone; KARAT, Marinilde Tadeu Karat. Ensino de Ciências: o vírus Zika e as Fake News – Proposições para uma prática docente. Revista Teias, v. 20, n. 57, abr./jun. 2019. Pesquisa em Educação em múltiplos contextos.

DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 18, n. 32, p. 155-169, abr. 2018.

GELFERT, Axel. Fake News: A Definition. Informal Logic, v. 38, n. 1, 2018, pp. 84–117.

GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, (116), 2018, pp.45-58.

KARAT, Marinilde Tadeu; BUSKO, Paula Simone; GIRALDI, Patricia Montanari. Proposições para uma formação docente no ensino de ciências: o vírus zika e a epidemia de Microcefalia. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 17, nº 3, 2019. pp.122-139, nov./dez. 2019.

LAZER, David M. J.; BAUM, Matthew A.; BENKLER, Yochai; BERINSKY, Adam J.; GREENHILL, Kelly M.; MENCZER, Filippo; METZGER, Miriam J. Metzger, NYHAN, Brendan; PENNYCOOK, Gordon; ROTHSCHILD, David; SCHUDSON, Michael; SLOMAN, Steven A.; SUNSTEIN, Cass R.; THORSON, Emily A.; WATTS, Duncan J.; ZITTRAIN, Jonathan L. The science of fake news. SCIENCE; v. 359, n. 6380; mar. 2018.

ORLANDI, Eni. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 61, 1994.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2003.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In. ORLANDI, Eni P. (org) [et. al.]. Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução: Bethânia S. C. Mariani [et. al]. Campinas: Editora da Unicamp, 1994, pp.55-66 (Coleção Repertórios).

POSSENTI, Sírio. Notas sobre linguagem científica e linguagem comum. Cadernos CEDES, (14), pp. 9-24, 1997.

RECUERO, Raquel; GRUZD, Anatoliy. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galaxia (São Paulo, online), n. 41, mai-ago., 2019, pp.31-47.

SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Jornalismo na era da pós-verdade: fact- checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 3, pp.759-782, maio. 2018.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

MONTALVÃO NETO, A. L. .; ROCHA, G. G. S. da .; SIMAS FILHO, J. P. .; MACHADO, R. . CIÊNCIA, FAKE NEWS E PÓS-VERDADES: A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/846. Acesso em: 30 sep. 2024.