A INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MÚSICAS DO POP NACIONAL

Autores

  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha UFJF
  • Alberto Lopo Montalvão Neto Montalvão Neto UNICAMP
  • Carina de Almeida Coelho UFJF

Palavras-chave:

ensino de línguas, músicas, intertextualidade

Resumo

Ao longo das últimas décadas, a expansão cultural pop no Brasil evidenciou novos cantores e músicas, solidificando-se no cenário musical nacional. Reconhecendo a importância e diversidade desse gênero musical, o artigo busca, ancorado aos pressupostos de Fiorin (2016), apresentar as relações intertextuais que músicas pop atuais vêm estabelecendo com outras canções e a relação dessa intertextualidade na construção de sentido de suas letras. Para a efetivação de tal análise, foi constituído um corpus de análise com base em três músicas pop de sucesso, lançadas nos últimos três anos por cantores nacionais. A partir de um movimento descritivo-interpretativo, refletimos sobre as relações dialógicas externas (MACIEL, 2017) e sobre as relações de intertextualidade (JENNY, 1979) que essas músicas constroem ao se relacionarem com outras músicas que foram lançadas anteriormente a elas.

Biografia do Autor

Gustavo Gomes Siqueira da Rocha, UFJF

Cursa Mestrado em Letras pela UFJF (2019-2020), possui especialização em Literatura, Cultura e Artes (2019) e Docência do Ensino Superior (2018). Pedagogo pela Unifacvest (2020) e graduado  em Letras Português/Inglês pela UFF (2016).  Organizador da coletânea  Reflexões  sobre Línguas e Ensino, lançado em 2020 pela Editora Uniedusul, desenvolve pesquisas sobre metodologias ativas e interação em sala de aula.  Possui experiência de 7 anos com ensino de línguas e literaturas na educação básica e coordenação pedagógica de cursos livres de idiomas. Atualmente é professor efetivo da rede pública estadual de Minas Gerais.   

Alberto Lopo Montalvão Neto Montalvão Neto, UNICAMP

Doutorando em Educação - UNICAMP. Mestre em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (Florianópolis). Licenciatura em Ciências Biológicas - UFSCar (Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal).

Carina de Almeida Coelho, UFJF

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019-2020). Graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e Português pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) - e em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Atualmente é professora - Secretaria de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, como docente, corretora, ledora e transcritora.

Referências

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CE – 29/06 a 01/07/2017.

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

ROCHA, G. G. S. da .; MONTALVÃO NETO, A. L. M. N.; COELHO, C. de A. . A INTERTEXTUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MÚSICAS DO POP NACIONAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/867. Acesso em: 30 set. 2024.