CIÊNCIA, FAKE NEWS E PÓS-VERDADES
A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Keywords:
fake news, web 2.0, COVID-19Abstract
No atual contexto vivencia-se, em âmbito mundial, um complexo momento de crise sanitária e político-social, que aflige diferentes camadas da sociedade. Agravando ainda mais o cenário, veiculam-se diariamente diversas notícias falaciosas que abordam distintos temas. Entre os campos que mais sofrem com a disseminação de notícias ludibriosas e desinformação está a Ciência. Considerando a crescente produção e disseminação de fake news na atualidade, o presente trabalho visa a refletir sobre a produção e circulação de notícias falsas no âmbito científico, contrapondo às disparidades e potencialidades ocasionadas pela web na construção de efeitos de verdade. Nesse contexto de realidade, analisamos uma fake news a respeito da COVID-19 que circulou recentemente na internet. Ademais, apontamos a potencialidade de algumas ferramentas para identificar notícias falsas. Nossas reflexões indicam uma possível dualidade relacionada a distintos efeitos de verdade.
References
BUSKO, Paula Simone; KARAT, Marinilde Tadeu Karat. Ensino de Ciências: o vírus Zika e as Fake News – Proposições para uma prática docente. Revista Teias, v. 20, n. 57, abr./jun. 2019. Pesquisa em Educação em múltiplos contextos.
DELMAZO, Caroline; VALENTE, Jonas C. L. Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 18, n. 32, p. 155-169, abr. 2018.
GELFERT, Axel. Fake News: A Definition. Informal Logic, v. 38, n. 1, 2018, pp. 84–117.
GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, (116), 2018, pp.45-58.
KARAT, Marinilde Tadeu; BUSKO, Paula Simone; GIRALDI, Patricia Montanari. Proposições para uma formação docente no ensino de ciências: o vírus zika e a epidemia de Microcefalia. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 17, nº 3, 2019. pp.122-139, nov./dez. 2019.
LAZER, David M. J.; BAUM, Matthew A.; BENKLER, Yochai; BERINSKY, Adam J.; GREENHILL, Kelly M.; MENCZER, Filippo; METZGER, Miriam J. Metzger, NYHAN, Brendan; PENNYCOOK, Gordon; ROTHSCHILD, David; SCHUDSON, Michael; SLOMAN, Steven A.; SUNSTEIN, Cass R.; THORSON, Emily A.; WATTS, Duncan J.; ZITTRAIN, Jonathan L. The science of fake news. SCIENCE; v. 359, n. 6380; mar. 2018.
ORLANDI, Eni. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 61, 1994.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes, 2003.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In. ORLANDI, Eni P. (org) [et. al.]. Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução: Bethânia S. C. Mariani [et. al]. Campinas: Editora da Unicamp, 1994, pp.55-66 (Coleção Repertórios).
POSSENTI, Sírio. Notas sobre linguagem científica e linguagem comum. Cadernos CEDES, (14), pp. 9-24, 1997.
RECUERO, Raquel; GRUZD, Anatoliy. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galaxia (São Paulo, online), n. 41, mai-ago., 2019, pp.31-47.
SPINELLI, Egle Müller; SANTOS, Jéssica de Almeida. Jornalismo na era da pós-verdade: fact- checking como ferramenta de combate às fake news. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 3, pp.759-782, maio. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Alberto Lopo Montalvão Neto, Gustavo Gomes Siqueira da Rocha, José Pedro Simas Filho, Renan Machado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.