A LINGUAGEM HÍBRIDA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA
Palabras clave:
midiatização, linguagem híbrida, comunicação, educaçãoResumen
A exigência da inserção e interação com os processos comunicacionais mediáticos digitais são requisitos da condição comunicativa contemporânea, corrobora na alteração da finalidade inicial de diversas instituições. Indubitavelmente, a dependência tecnológica no cenário hodierno estabelece novos padrões e desperta reflexões concernentes ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, o midiático representa estímulo aos conhecimentos críticos para o desenvolvimento da liberdade de expressão, do direito à informação e do estímulo da cidadania. Por conseguinte, a proposta deste trabalho é procurar compreender o contexto de uso de uma linguagem híbrida na sociedade midiatizada, em que se insere a Comunicação Digital e a Educação e refletir sobre as mudanças que acarretam nas pessoas, compreendidas como sujeitos de um processo educativo. A educação e seu uso através das mídias digitais ainda é um grande desafio no contexto escolar, que deve adotar metodologias de compartilhar saberes com coesão e compreensibilidade.
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitec,2014.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade ecultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
HELLER, Barbara; LONGHI, Carla Reis Comunicação em tempos de midiatização. SãoPaulo: INTERCOM, 2013. Disponível em:
http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/6f63aa0af7fae08ba1d093f7f2f324a2.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2020
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo:Editora Papirus, 2014.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. SãoPaulo: Editora Papirus, 2011.
NAGAMINI, Eliana. (org.). Questões teóricas e formação profissional em comunicação eeducação. Ilhéus, BA: Editora Editus, 2016.
RIBEIRO, Daniela Costa. As novas tecnologias de comunicação e as transformações noprocesso de produção televisiva. Disponível em:
http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14557.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2020.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Editora Parábola, 2015.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes pós-humano: da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela, Flávio Aparecido de Almeida, Marcos Antônio Pereira Coelho Coelho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.