A LINGUAGEM HÍBRIDA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA

Authors

  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Lucas Borcard Cancela UEMG
  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Marcos Antônio Pereira Coelho Coelho UEMG

Keywords:

midiatização, linguagem híbrida, comunicação, educação

Abstract

A exigência da inserção e interação com os processos comunicacionais mediáticos digitais são requisitos da condição comunicativa contemporânea, corrobora na alteração da finalidade inicial de diversas instituições. Indubitavelmente, a dependência tecnológica no cenário hodierno estabelece novos padrões e desperta reflexões concernentes ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, em uma sociedade cada vez mais midiatizada, o midiático representa estímulo aos conhecimentos críticos para o desenvolvimento da liberdade de expressão, do direito à informação e do estímulo da cidadania. Por conseguinte, a proposta deste trabalho é procurar compreender o contexto de uso de uma linguagem híbrida na sociedade midiatizada, em que se insere a Comunicação Digital e a Educação e refletir sobre as mudanças que acarretam nas pessoas, compreendidas como sujeitos de um processo educativo. A educação e seu uso através das mídias digitais ainda é um grande desafio no contexto escolar, que deve adotar metodologias de compartilhar saberes com coesão e compreensibilidade.

Author Biographies

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem; Docente na UEMG.

Lucas Borcard Cancela, UEMG

Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional pela Universidade Cândido Mendes. Com especialização em Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2011). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE (2005). Atualmente professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, ministrando várias disciplinas no curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Tecnologias Educacionais, Ensino a Distância, Redes de Computadores e Mineração de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, TICs, Interdisciplinaridade.

Flávio Aparecido de Almeida, UEMG

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2008), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Faminas(2015), graduação em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí(2015), graduação em Pedagogia pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em História do Brasil pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade do Noroeste de Minas(2010), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Neuropsicopedagogia pela Universidade Candido Mendes(2015), especialização em Neuropsicologia pela Universidade Candido Mendes(2016), especialização em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Candido Mendes(2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes(2013), especialização em Gestão de Processos Educativos: Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2009), especialização em Psicologia Social pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017) e especialização em Ética e Filosofia Política pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais(2017). Atualmente é Psicólogo Clínico do Consultório de Psicologia, Psicólogo do Abrigo Institucional de Espera Feliz, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Professor Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de comitê assessor do Núcleo de Pesquisa em Ensino e Tecnologia e Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ciências das Religiões; Psicologia da Religião, Subjetividade; Experiencia Religiosa, Coping religioso; Qualidade de vida.

Marcos Antônio Pereira Coelho Coelho, UEMG

Mestre em Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-2013).Especialista em Designer Instrucional para EAD Virtual na Universidade Federal de Itajubá - MG (2008) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Iguaçu - RJ(2007), Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - MG (2006). Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UEMG - UNIDADE CARANGOLA, Atuando principalmente nos seguintes temas: Material didático para Ensino à Distância, Tutoria On line e Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada na Educação. Educação de adultos(ANDRAGOGIA) e Educação Aberta (HEUTAGOGIA). Produção de Recursos Educacionais abertos para Cursos Massivos Online (MOOC).

References

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitec,2014.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação – economia, sociedade ecultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

HELLER, Barbara; LONGHI, Carla Reis Comunicação em tempos de midiatização. SãoPaulo: INTERCOM, 2013. Disponível em:

http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/6f63aa0af7fae08ba1d093f7f2f324a2.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2020

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo:Editora Papirus, 2014.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. SãoPaulo: Editora Papirus, 2011.

NAGAMINI, Eliana. (org.). Questões teóricas e formação profissional em comunicação eeducação. Ilhéus, BA: Editora Editus, 2016.

RIBEIRO, Daniela Costa. As novas tecnologias de comunicação e as transformações noprocesso de produção televisiva. Disponível em:

http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14557.pdf. Acesso em: 21 de junho de 2020.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Editora Parábola, 2015.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes pós-humano: da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

Published

2021-09-07

How to Cite

SOUSA, L. D. de .; CANCELA, L. B. .; ALMEIDA, F. A. de .; COELHO, M. A. P. C. A LINGUAGEM HÍBRIDA DAS MÍDIAS DIGITAIS NA ESCOLA. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/820. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>