O GÊNERO DIGITAL MEME COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL
Palabras clave:
gênero digital meme, multimodalidade, multiletramentos, WebQuestResumen
O presente trabalho tem como objetivos: apresentar textos multimodais como recurso para o ensino de espanhol e inserir o gênero digital meme como recurso para a aprendizagem e para a prática dos letramentos linguístico e digital. A proposta surgiu a partir de uma atividade realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio com o tema “la jerga juvenil” o conteúdo proposto e eles deveriam pesquisar as gírias ou expressões espanholas e a partir delas criar textos multimodais com o gênero digital meme. Para ajudar os estudantes na pesquisa foi criada uma WebQuest para orientá-los tanto na pesquisa do conteúdo como na confecção do gênero digital. Como resultado, observamos que o gênero digital é um recurso que pode contribuir na aprendizagem da língua espanhola, pois os estudantes colocaram em prática o conhecimento sobre o conteúdo pesquisado. Concluímos que inserir o gênero digital meme na prática pedagógica pode contribuir para o ensino-aprendizagem, uma vez que o gênero está presente na cibercultura e circula no cotidiano do estudante principalmente nas redes sociais virtuais. Portanto, trazê-lo para dentro do ambiente escolar aproxima o ensino das novas formas de linguagem advindas com as tecnologias digitais. Buscamos apoio teórico em Marcuschi (2010), Rojo (2009, 2012), Cani; Coscarelli (2016), e outros.
Citas
ABIO, G. Uno, dos, tres. WebQuest en acción. In: FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma de. (Org.). Anais do VI Seminário de Línguas Estrangeiras. 17 a 19 de agosto de 2005, UFG:Goiânia, CD-ROM, 2006, p. 431 – 442. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/Anais%20do%20VI%20Seminario%20de%20Linguas%20Estrangeiras.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2018.
COSCARELLI, Carla Viana. CANI, Josiane Brunetti. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, Dorotea Frank. COSCARELLI, Carla Viana. CANI, Josiane Brunetti (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações
pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, pp. 15-48.
FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson Santos de. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. 1. ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio. XAVIER, Antonio Carlos, (Orgs.). Hipertextos e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2010. pp-15-80.
MARQUES, Renata Garcia. Campanha publicitária, tecnologia e (re)construção de identidades no espaço escolar. In: KERSCH, Dorotea Frank. COSCARELLI, Carla Viana.
CANI, Josiane Brunetti (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016, pp. 109-136.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Disponível em: <http://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2014/05/Richard_Dawkins_O_Gene_Egoista. pdf >. Acesso em: 20 ago. 2018.
RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1. ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola.. In.: ROJO, Roxane. MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, pp. 11-31.
_____________ Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramentos no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1 ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2023 Elaine Teixeira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.