O GÊNERO DIGITAL MEME COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL

Authors

Keywords:

gênero digital meme, multimodalidade, multiletramentos, WebQuest

Abstract

O presente trabalho tem como objetivos: apresentar textos multimodais como recurso para o ensino de espanhol e inserir o gênero digital meme como recurso para a aprendizagem e para a prática dos letramentos linguístico e digital. A proposta surgiu a partir de uma atividade realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio com o tema “la jerga juvenil” o conteúdo proposto e eles deveriam pesquisar as gírias ou expressões espanholas e a partir delas criar textos multimodais com o gênero digital meme. Para ajudar os estudantes na pesquisa foi criada uma WebQuest para orientá-los tanto na pesquisa do conteúdo como na confecção do gênero digital. Como resultado, observamos que o gênero digital é um recurso que pode contribuir na aprendizagem da língua espanhola, pois os estudantes colocaram em prática o conhecimento sobre o conteúdo pesquisado. Concluímos que inserir o gênero digital meme na prática pedagógica pode contribuir para o ensino-aprendizagem, uma vez que o gênero está presente na cibercultura e circula no cotidiano do estudante principalmente nas redes sociais virtuais. Portanto, trazê-lo para dentro do ambiente escolar aproxima o ensino das novas formas de linguagem advindas com as tecnologias digitais. Buscamos apoio teórico em Marcuschi (2010), Rojo (2009, 2012), Cani; Coscarelli (2016), e outros.

Author Biography

Elaine Teixeira da Silva, Grupo Texto Livre, UFMG

Mestranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela UCAM e licenciada em Letras Português/Espanhol pela UniFSJ. É integrante do Grupo Texto Livre e do projeto REALPTL, ambos da UFMG. Suas pesquisas relacionam-se com Linguagem e Tecnologia, Recursos Educacionais Abertos, Softwares Livres/Abertos e Gêneros Digitais.

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Published

2023-05-16

How to Cite

SILVA, E. T. da. O GÊNERO DIGITAL MEME COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1109. Acesso em: 30 sep. 2024.