ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O AMBIENTE DIGITAL
Palavras-chave:
recursos educacionais abertos, adaptação, ambiente digitalResumo
O objetivo deste trabalho é abordar a adaptação e ajuste de material desenvolvido em aula para o ambiente digital REALPTL, repositório de recursos educacionais abertos (REA) para o ensino superior. Refletimos sobre o que especifica os materiais do ambiente em relação ao público-alvo e sua possibilidade de uso por outros usuários. Trazemos à discussão os conceitos de adaptação e ajustamento e os critérios para caracterização dos recursos educacionais abertos. Concluímos que a noção de REA prevê a adaptação e ajuste, pela noção de remixagem, permitindo a dinamicidade de usos dos materiais disponibilizados em licenças e formatos abertos, em contextos que vão além dos previstos inicialmente na produção e compartilhamento no ambiente online em foco.
Referências
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1 CD-ROM.
LANDOWSKI, E. Les interactions risquées. Nouveaux Actes Sémiotiques. Nº. 101, 102 e 103. Limoges: Presses Universitaires de Limoges, 2006.
PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012, p. 91-108.
WILEY, D. (2015). The Access Compromise and the 5th R. Disponível em: <https://opencontent.org/blog/archives/3221>. Acesso em: 11 out. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Daniervelin Renata Marques Pereira, Elaine Teixeira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.