ADAPTAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O AMBIENTE DIGITAL
Keywords:
recursos educacionais abertos, adaptação, ambiente digitalAbstract
O objetivo deste trabalho é abordar a adaptação e ajuste de material desenvolvido em aula para o ambiente digital REALPTL, repositório de recursos educacionais abertos (REA) para o ensino superior. Refletimos sobre o que especifica os materiais do ambiente em relação ao público-alvo e sua possibilidade de uso por outros usuários. Trazemos à discussão os conceitos de adaptação e ajustamento e os critérios para caracterização dos recursos educacionais abertos. Concluímos que a noção de REA prevê a adaptação e ajuste, pela noção de remixagem, permitindo a dinamicidade de usos dos materiais disponibilizados em licenças e formatos abertos, em contextos que vão além dos previstos inicialmente na produção e compartilhamento no ambiente online em foco.
References
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1 CD-ROM.
LANDOWSKI, E. Les interactions risquées. Nouveaux Actes Sémiotiques. Nº. 101, 102 e 103. Limoges: Presses Universitaires de Limoges, 2006.
PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L (Orgs.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital. 2012, p. 91-108.
WILEY, D. (2015). The Access Compromise and the 5th R. Disponível em: <https://opencontent.org/blog/archives/3221>. Acesso em: 11 out. 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Daniervelin Renata Marques Pereira, Elaine Teixeira da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.