EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO ÂMBITO DO GOVERNO ELETRÔNICO:

o fenômeno da accountability

Autores/as

  • Maressa da Silva Monteiro Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Moraes Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Lauren Maria de Souza Ladeira Oliveira Curty Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palabras clave:

e-gov, accountability, cidadania, tic’s

Resumen

Com a utilização em larga escala das tecnologias da informação e comunicação, tornou-se necessário que tanto governo, quanto povo utilizem tais ferramentas para o bem e progresso da nação. Por tal motivo é que propomos a presente pesquisa, que tem por escopo principal a discussão a respeito da obrigação de serem os atos governamentais sejam transparentes, fenômeno conhecido por accountability, além de trazer à tona a discussão acerca de um governo eletrônico e como estes elementos, juntos, culminam na efetivação do controle e participação popular que, por consequência, fortalecem a cidadania e possibilitam a efetivação democracia nesta sociedade em rede.

Citas

AGUNE, R. M; CARLOS, J. A. Governo eletrônico e novos processos de trabalho. In: https://governancaegestao.files.wordpress.com/2008/04/governo_eletronico_roberto_agune.pdf. Acesso em 22/03/201.

BIZERRA, A. L. V. Governança no setor público: a aderência dos relatórios de gestão do Poder Executivo municipal aos princípios e padrões de boas práticas de governança. 2011. 124f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração e Finanças,

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 22/03/2017.

COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de gestão pública contemporânea. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PINHO, J. A. G. Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia. Revista de administração Pública, Rio de Janeiro, ano 42, n.3, p.471-493, maio/jun. 2008.

PLATT NETO, Orion Augusto et. al. Publicidade e Transparência das Contas Públicas: Obrigatoriedade e Abrangência desses Princípios na Administração Pública Brasileira. Contabilidade Vista & Revista. Belo Horizonte, v. 18, n. 01, p. 75-94, jan./mar. 2007.

Disponível em: http://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/320. Acesso em

/04/2017.

SACRAMENTO, Ana Rita Silva; PINHO, José Antônio Gomes. Transparência na administração pública: o que mudou depois da lei de responsabilidade fiscal? Um estudo exploratório em seis municípios da região metropolitana de Salvador. Revista de Contabilidade

da UFBA, v. 1, n. 1, p. 48-61, 2007.

SORJ, Bernardo. Brasil@povo.com: a luta contra a desigualdade na Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Brasília: Unesco, 2003.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

MONTEIRO, M. da S.; MORAES, B.; SOUZA, C. H. M. de; CURTY, L. M. de S. L. O. EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO ÂMBITO DO GOVERNO ELETRÔNICO: : o fenômeno da accountability. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1096. Acesso em: 30 sep. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a