METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

fanzines com o uso do software gimp

Autores/as

  • Cíntia Moralles Camillo Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Palabras clave:

Física, interação, interatividade, ensino, aprendizagem, tecnologias

Resumen

Este artigo tem como objetivo verificar as perspectivas e estimular os alunos na iniciação a Física a partir de uma atividade que explore ferramentas e recursos tecnológicos para a criação de fanzines. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de incentivar a produção em pequenos grupos, a turma em questão é composta por 16 alunos de 13 a 15 anos de idade. A escola está situada em uma área de difícil acesso da zona norte, na periferia da cidade de Santa Maria/RS. Observou-se que a utilização de metodologias ativas por meio dos fanzines com o uso do software Gimp, reforçam características como a interação e a interatividade.

Citas

BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer e do agir coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, 7(2):5-25, Agosto/2001.

MAGALHÃES, H. O rebuliço apaixonante dos fanzines. 3. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2013.

SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

CAMILLO, C. M. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: fanzines com o uso do software gimp. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1078. Acesso em: 30 sep. 2024.