ANÁLISE COMPARATIVA DA FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS POR MEIO DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E DA LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL
Palavras-chave:
educação do campo, educação popular, fórum, AVEA, RStudioResumo
O objetivo deste estudo foi analisar as respostas dos educandos de um curso superior da Universidade Federal de Santa Maria, quando perguntado a eles num Fórum de Discussão na disciplina Educação Popular, Movimentos Sociais e Educação do Campo, ofertada no primeiro semestre de 2018, sobre como a Educação Popular pode contribuir para a prática pedagógica de um futuro educador. Para a efetivação do objetivo proposto por este estudo, foi realizado um estudo bibliográfico, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e para a investigação das respostas obtidas no Fórum, aplicou-se uma análise comparativa da frequência das palavras, trata-se de uma exploração de dados linguísticos textuais com base na Linguística de Corpus e na Linguística Computacional. Evidenciou-se que o método é eficiente, refletindo por meio das palavras evidenciadas que o educando acredita que a Educação Popular contribui para a sua prática pedagógica.
Referências
KADER, C. C. C.; RICHTER, M. G. Linguística de Corpus: Possibilidade e avanços. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 15, n. 1, jan./jun. 2013.
OUSHIRO, Livia. Tratamento de dados com o R para análises sociolinguísticas. In: FREITAG, Raquel Meister Ko. Freitag (Org.). Metodologia de coleta e manipulação de dados em Sociolinguística. São Paulo: Edgard Blücher, 2014. p. 133-176.
WERTHEIN, J. (org.) Educação de Adultos na América Latina. Campinas/SP: Papirus, 1985.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Elaine Teixeira; Cíntia Moralles Camillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.