ANÁLISE COMPARATIVA DA FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS POR MEIO DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E DA LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL

Authors

  • Cíntia Moralles Camillo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Keywords:

educação do campo, educação popular, fórum, AVEA, RStudio

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar as respostas dos educandos de um curso superior da Universidade Federal de Santa Maria, quando perguntado a eles num Fórum de Discussão na disciplina Educação Popular, Movimentos Sociais e Educação do Campo, ofertada no primeiro semestre de 2018, sobre como a Educação Popular pode contribuir para a prática pedagógica de um futuro educador. Para a efetivação do objetivo proposto por este estudo, foi realizado um estudo bibliográfico, de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa e para a investigação das respostas obtidas no Fórum, aplicou-se uma análise comparativa da frequência das palavras, trata-se de uma exploração de dados linguísticos textuais com base na Linguística de Corpus e na Linguística Computacional. Evidenciou-se que o método é eficiente, refletindo por meio das palavras evidenciadas que o educando acredita que a Educação Popular contribui para a sua prática pedagógica.

References

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Published

2023-05-16

How to Cite

CAMILLO , C. M. ANÁLISE COMPARATIVA DA FREQUÊNCIA DAS PALAVRAS POR MEIO DA LINGUÍSTICA DE CORPUS E DA LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1049. Acesso em: 30 sep. 2024.