METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
fanzines com o uso do software gimp
Keywords:
Física, interação, interatividade, ensino, aprendizagem, tecnologiasAbstract
Este artigo tem como objetivo verificar as perspectivas e estimular os alunos na iniciação a Física a partir de uma atividade que explore ferramentas e recursos tecnológicos para a criação de fanzines. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de incentivar a produção em pequenos grupos, a turma em questão é composta por 16 alunos de 13 a 15 anos de idade. A escola está situada em uma área de difícil acesso da zona norte, na periferia da cidade de Santa Maria/RS. Observou-se que a utilização de metodologias ativas por meio dos fanzines com o uso do software Gimp, reforçam características como a interação e a interatividade.
References
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer e do agir coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, 7(2):5-25, Agosto/2001.
MAGALHÃES, H. O rebuliço apaixonante dos fanzines. 3. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2013.
SOUZA, C. da S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2023 Cíntia Moralles Camillo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo em acesso aberto que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.