A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PONDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Authors

  • Filipe Santos Guerra UESB
  • Alessandra Cruz de Oliveira UESB

Keywords:

cibercultura, educação básica, ensino médio, ensino público, tecnologias digitais

Abstract

Desde o século XX, o processo de globalização e as tecnologias digitais se estabeleceram como imperativos, e cada vez mais influenciam a sociedade, os sujeitos sócio-historicamente situados e a educação. Nesse contexto, instaura-se a cibercultura e esta não pode ser ignorada no que tange às suas implicações nos processos de ensino/aprendizagem. Se a escola não faz uso, de forma plena, da internet na formação dos indivíduos, esta se encontra em embate com a história e provoca exclusão social e cibercultural. Daí decidirmos investigar como/se as tecnologias digitais vêm sendo utilizadas no ensino médio público (em um espaço específico) enquanto instrumento de mobilização da experiência/apreensão de conhecimentos. Para isso, aplicamos questionários em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública e procedemos observação, buscando desnudar essa realidade. Utilizamos como aporte teórico basilar Silva (2010), Lévy (1993; 1999), Xavier (2009), Ziede et al (2016), Moran (2015) e Galli (2010). Concluímos que as tecnologias digitais ainda não têm sido utilizadas amplamente (como poderiam/deveriam) no âmbito escolar por discentes/docentes no que tange ao seu caráter potencializador para o processo de ensino-aprendizagem, o que tem ocorrido, verificamos, tanto por conta da ausência de infraestrutura básica da instituição de ensino, quanto pela falta de domínio e, muitas vezes, interesse de alguns docentes em inserirem interfaces digitais como mediação em suas aulas e atividades. Vimos, ainda, que os estudantes se mostraram abertos às inserções de recursos digitais em seus processos de educação, apesar de alguns deles criticarem pesquisas escolares que realizam na web.

Author Biography

Filipe Santos Guerra, UESB

Mestrando em Linguística - com ênfase em Linguística de Texto - pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2020-2022), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atuando no projeto temático A Escrita do Texto como Processo. Graduado no curso de Licenciatura em Letras Vernáculas (Português e Respectivas Literaturas) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2019). Desenvolve pesquisa na área de Linguística de Texto, sendo membro e tendo sido bolsista de iniciação científica (IC - CNPq) do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem). Dedica-se, principalmente, aos seguintes temas: gêneros do discurso, (hiper)texto, dialogismo, escrita de militância, discurso LGBTQIA+ e letramento digital. Tem experiência, também, em Linguística Aplicada, investigando a produção textual no ensino básico.

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Published

2021-09-07

How to Cite

GUERRA, F. S. .; OLIVEIRA, A. C. de . A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PONDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 9, n. 1, 2021. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/868. Acesso em: 30 sep. 2024.