LETRAMENTO LITERÁRIO

formação do leitor crítico

Authors

  • Flávio Aparecido de Almeida UEMG
  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Lucimeire Aleixo Bard UEMG
  • Luís Américo Bertolaci Junior UEMG
  • Mileane Andrade Azevedo UEMG

Keywords:

literatura, leitura, escrita, ensino-aprendizagem

Abstract

O presente estudo tem como objetivo discutir o papel da Literatura na escola e sua relevância para o ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva voltada para o letramento literário para o ensino de língua materna, principalmente, no aspecto direcionado para leitura e escrita. Nesse sentido, o texto literário é um poderoso aliado, pois, por meio dele, é possível transformar o aluno em leitor e, consequentemente, sua postura crítica diante situações do cotidiano. O encontro entre a Literatura e o leitor é capaz de estabelecer uma experiência que pode modificar a concepção que tem do mundo e da sua própria existência, dando condição de ler sobre o mundo e as pessoas.

References

BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gillles. Língua Materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2014.

DERING, Renato de Oliveira. A leitura literária e suas possibilidades na formação do sujeito-leitor. Disponível em:

http://www.academia.edu/5319341/A_leitura_liter%C3%A1ria_e_suas_possibilidades_na_forma%C3%A7%C3%A3o_do_sujeito-leitor. Acesso em: 13 de maio de 2018.

GOULART, Cecília M. A. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 35-51, Ago./Dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf. Acesso em 13 de maio de 2018.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 1998.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2016.

SEGABINAZI, Daniela Maria. A mediação do professor no ensino de literatura: os discursos oficiais e acadêmicos. Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários Volume 31 (dez. 2016). Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa. Acesso em: 13 de maio de 2018.

SILVA, Rosa Amélia Pereira da. Compreender o ato de ler praticar a leitura na vida e na escola. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-

morto/edicoes_anteriores/anais16/sem07pdf/sm07ss06_09.pdf. Acesso em: 13 de maio de 2018.

Published

2023-05-16

How to Cite

ALMEIDA, F. A. de; SOUSA, L. D. de; BARD , L. A.; BERTOLACI JUNIOR, L. A.; AZEVEDO, M. A. LETRAMENTO LITERÁRIO: formação do leitor crítico. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://ciltec.textolivre.pro.br/index.php/CILTecOnline/article/view/1075. Acesso em: 30 sep. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>